Categorias: Tecnologia

Lula gigante de três metros “brilha” na primeira filmagem a 630 metros de profundidade

É a primeira vez que uma lula gigante é filmada no habitat natural. O animal deveria ter oito metros, mas mede apenas três devido à falta dos tentáculos principais. A filmagem foi obtida por uma equipa de cientistas japoneses a 630 metros de profundidade, ao largo de Chichijima.

Três cientistas japoneses foram os primeiros a observar uma lula gigante em habitat natural. O feito, registado a 630 metros de profundidade ao largo da ilha de Chichijima (Japão), durou pouco tempo, pois o animal fugiu para uma zona mais profunda. Contudo, permitiu que, pela primeira vez, uma lula gigante ficasse registada em vídeo.

“Investigadores de todo o mundo já tinham tentado filmar este animal no seu meio natural, mas até agora em vão”, adiantou Tsunemi Kubodera, zoólogo do Museu Nacional de Ciência e Natureza do Japão e um dos três elementos que, num submergível, realizam um documentário para o Discovery Channel e para a NHK, uma estação de televisão japonesa. “Ela brilhava e era muito bonita. Fiquei emocionado quando a vi com os meus olhos”, acrescentou Kubodera, citado pela AFP.

Apesar deste anúncio, hoje, as imagens foram registadas a 10 de julho de 2012. Uma primeira edição deve ser apresentada ainda em janeiro, mas o objetivo final é concluir um documentário sobre a lula gigante. “Com este registo, esperamos aprender mais sobre a vida desta espécie, que permanece como um mistério até hoje”, salientou Tsunemi Kubodera.

O animal filmado teria três metros, mas a falta dos dois principais tentáculos levou os cientistas a considerar que chegou a ter oito metros de comprimento. O submergível conseguiu filmar a lula até aos 900 metros de profundidade, mas a partir daí perdeu o contacto.

A primeira vez que uma lula gigante é filmada em habitat natural tem uma coincidência com a primeira vez em que foi fotografada: Tsunemi Kubodera era um dos cientistas presentes. Foi em 2004 que esta espécie foi fotografada em pleno habitat, também ao largo de Chichijima.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 21 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Saúde/Urgências: mau atendimento gera 35% das queixas dos utentes

Reclamações sobem 2.3% até maio. SNS, 112 e Hospital Beatriz Ângelo são as entidades mais…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

21 de junho, o dia mais longo do ano

A 21 de junho assinala-se o solstício de verão, no hemisfério norte. Esta metade de…

há % dias

20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, data criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas…

há % dias

Campanha europeia promove segurança de quem trabalha nas autoestradas

As equipas da Brisa Autoestradas vão estar no dia 20 de junho em três áreas…

há % dias