Hoje é dia

20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, data criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para defender milhões de pessoas que estão fora do seu país, em virtude de conflitos armados, perseguição, ou outras formas de violência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 20 de junho como dia em que o mundo reflete sobre a situação de milhares de refugiados em todo o mundo, pessoas que estão fora do país de origem e impedidas de regressar – quer por receios de perseguição, devido à sua raça, religião ou nacionalidade, por pertencerem a determinado grupo social ou política, por delito de opinião, ou em virtude de conflitos armados.

A ONU criou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), que tem como objetivo analisar e combater dramas humanitários provocados por esta condição humana. A Convenção de Genebra, de 1951, determinou a defesa dos refugiados em todo o mundo.

E a deslocação humana representa um dos maiores problemas da atualidade. Estima-se que mais de 55 milhões de pessoas estejam fora do seu país – em virtude de conflitos armados, de violência, ou perseguições – sendo que África é o continente que abriga o maior número de refugiados.

Apesar de diversas ações de consciencialização, o número de descolados continua a crescer. E por isso 20 de junho serve de alerta para a gravidade de um problema que trespassa todas as fronteiras do inimaginável.

Nasceram neste dia Jacques Offenbach, compositor e violoncelista alemão (1819), Jean Moulin, herói da resistência francesa (1899), Errol Flynn, ator norte-americano (1909), Jean-Marie Le Pen, político francês (1928), Xanana Gusmão, político de Timor-Leste (1946), Lionel Richie, cantor norte-americano (1949), Nicole Kidman, atriz australiana (1967), e Paulo Bento, selecionador português de futebol (1969).

Morreram neste dia Margarida Ebner, religiosa alemã (1351), Karl Friedrich Abel, compositor alemão (1787), Bernhard Riemann, matemático alemão (1866), Voltairine de Cleyre, escritora norte-americana (1912), e Adolphe Marie Carnot, químico francês (1920).

Morreram ainda Georges Lemaître, padre, astrónomo e físico belga (1966), Sidney Lanfield, cineasta norte-americano (1972), e Harry B. Whittington, paleontólogo britânico (2010).

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: Hoje é dia Junho

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias