Categorias: Mundo

Depardieu, de ator francês a quase ministro da república russa da Mordóvia

Gérard Depardieu já é cidadão russo e já pode escapar ao fisco em França. O ator recebeu um convite para integrar o governo da república russa da Mordóvia, como ministro da Cultura. Foi oferecida uma casa a Depardieu, tratado como um czar…

Está concluído o processo de mudança de cidadania de Depardieu, que já exibiu o seu novo passaporte que lhe confere nacionalidade russa e lhe permite uma fuga legal aos impostos em França.

Vladimir Putin convidou Gérard Depardieu a pedir nacionalidade russa e o ator aceitou. Mas o ator recebeu outro convite: o cargo de ministro da Cultura da capital da república russa da Mordóvia, que se situa a 640 quilómetros de Moscovo.

Depardieu declinou o convite, alegando que se assume apenas como um “ministro da Cultura para o mundo”. Outra oferta ao milionário ator prende-se com uma casa, que a Rússia cede, tratando o ator quase como um czar.

As ligações entre o ator nascido em França e a Rússia não são, no entanto, recentes. Depardieu tem sido o rosto de uma campanha publicitária do banco Sovietski, além de que tem dedicado parte do seu tempo a angariar verbas para um hospital pediátrico localizado em São Petersburgo.

Certo é que Depardieu já estava com o processo de mudança de cidadania em curso, processo que começou depois do ator conhecer as medidas de Hollande, que pretende taxar em 75 por cento os rendimentos superiores a um milhão de euros. O ator iria tornar-se cidadão belga, mas Putin lançou um convite, para se optasse por cidadania russa.

No dia 20 de dezembro, Vladimir Putin revelou que, se Gérard Depardieu “quiser ter um passaporte russo, é como se já o tivesse”. E a verdade é que o Presidente da Rússia agiu depressa, concedendo essa nacionalidade num tempo recorde.

Essa mudança de nacionalidade não será muito bem vista em França, país que já lamentara a decisão de alterar a sede fiscal. François Hollande, Presidente francês, pretenderá um sistema fiscal semelhante em todos os países da Europa, para evitar estes truques para uma evasão fiscal legalizada.

O caso teve repercussões políticas. A esquerda de Hollande acusa Gérard Depardieu de um ato “vergonhoso”. Concluído o processo, o ator pagará apenas 13 por cento de impostos, muito menos do que pagaria em França. Por outro lado, abre-se um precedente, numa nova fuga legal de milionários aos impostos, criando-se uma espécie de paraíso fiscal na Rússia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 21 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

Saúde/Urgências: mau atendimento gera 35% das queixas dos utentes

Reclamações sobem 2.3% até maio. SNS, 112 e Hospital Beatriz Ângelo são as entidades mais…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

21 de junho, o dia mais longo do ano

A 21 de junho assinala-se o solstício de verão, no hemisfério norte. Esta metade de…

há % dias

20 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Refugiado

Hoje, assinala-se o Dia Mundial do Refugiado, data criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas…

há % dias

Campanha europeia promove segurança de quem trabalha nas autoestradas

As equipas da Brisa Autoestradas vão estar no dia 20 de junho em três áreas…

há % dias