País

Lançada iniciativa europeia que apoia um futuro sem hepatite C

‘Committed to Cure’ pretende aumentar a sensibilização para a hepatite C na Europa e destacar a importância da cura. A cooperação de especialistas do ‘Committed to Cure’ incentiva os doentes a partilharem as suas histórias e o público a participar numa comunidade que quer acabar com a hepatite C na Europa.

Foi lançada nesta quarta-feira uma nova iniciativa, de âmbito europeu, para assinalar o facto de, pela primeira vez, ser possível imaginar um futuro onde a hepatite C fará parte do passado.

‘Committed to Cure’ tem como objetivo destacar a importância da cura da hepatite C e homenagear as pessoas e famílias que vivem com a hepatite C, os profissionais de saúde que cuidam destas e a ciência que fez com que a cura fosse uma realidade.

Liderado por uma coligação de especialistas europeus, pretende aumentar o conhecimento, através da partilha de histórias reais de pessoas que vivem com a doença e do convite a todos para se envolverem fazendo um “compromisso” com a cura.

Com o lançamento no Congresso Internacional do FígadoTM 2016, em Barcelona, a maior reunião de profissionais da área da doença hepática da Europa, a iniciativa irá reunir o apoio de mais de 19 milhões de pessoas na Europa com hepatite C, muitas das quais não estão diagnosticadas.

A importância de uma cura disponível ainda não é totalmente conhecida e muitas pessoas continuam sem saber que os novos medicamentos podem curar mais de 90 por cento de pessoas com hepatite C.

“A hepatite C é uma doença caracterizada pelo estigma. Ao construirmos uma comunidade para aumentar a sensibilização para a doença e promover o apoio às pessoas que vivem com a doença, destacamos a importância e necessidade da cura” disse Ana Cláudia Miranda, do Hospital Egas Moniz em Lisboa.

“Pedimos que apoie as pessoas afetadas na Europa fazendo um ”compromisso” com a cura e apoiando um futuro sem hepatite C”, continua a especialista.

Ao visitar o site da iniciativa, todos podem partilhar o seu apoio no Mural da Cura da iniciativa ao partilhar um ‘C’ pela cura. Pode ser uma fotografia de uma placa de rua, uma obra de arte original ou até mesmo uma selfie com a letra ‘C’. ‘Committed to Cure’ também permite que as pessoas, que tenham sido pessoalmente afetadas pela hepatite C, partilhem as suas próprias histórias numa plataforma.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias