Motores

Hélder Oliveira quarto em Portalegre e “ao nível dos melhores do Mundo”

Hélder Oliveira foi o melhor piloto português ao terminar na quarta posição a competição de automóveis a Baja Portalegre 500, e satisfeito por mostrar que consegue “andar ao nível dos melhores do Mundo”.

E de facto desde o começo desta que é a prova ‘rainha’ do todo-o-terreno nacional que o piloto de Barcelos e o seu experiente navegador, Paulo Fiúza, mostraram andamento para se baterem pelas posições cimeiras.

Foi visível no primeiro dia que, aos comandos do Mini All4Racing da alemã X-Raid, Hélder Oliveira podia discutir uma posição no pódio nesta que foi também a derradeira jornada da Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno. E a confirmar isto mesmo está o facto de ter sido o segundo mais rápido a concluir o último setor cronometrado da manhã de sábado (192,5 km).

Depois o piloto minhoto repetiria o feito no último setor cronometrado (191,7 km), onde gastou apenas mais 32 segundos do piloto que o venceu. E isso deixou mais em evidência que, se não fosse uma penalização que lhe foi aplicada no primeiro dia, poderia ter ido mais longe do que a quarta posição final.

A estratégia para a segunda jornada só poderia ser uma: “Optámos por atacar. Depois da penalização de ontem que nos arrastou para o 18º não tínhamos nada a perder, por isso, a máxima foi atacar forte e ainda na parte da manhã subimos até quarto da geral”.

“Por essa altura, já estava tudo muito decidido em termos de classificação geral, mas optámos por continuar a andar forte para usufruir de todo o potencial do carro. Voltamos a ser rápidos no segundo setor do dia, mas furámos e ficámos em segundo no troço, o que também foi um ótimo resultado”, referiu também Hélder Oliveira,embora não tendo estado a competir esta temporada, regressou em força às competições.

Sobre este regresso o piloto de Barcelos sublinha: “A experiência foi ótima. O meu principal objetivo era andar na frente e usufruir deste Mini que é um carro espetacular. Saio daqui bastante satisfeito porque consegui provar que consigo andar ao nível dos melhores do mundo e isso é para mim um grande motivo de satisfação”.

“Fui sempre dos pilotos mais rápidos em pista. Conseguir concluir esta emblemática prova em quarto lugar e ser o primeiro português foi um ótimo resultado e, se não fossem os contratempos registados ontem, acho que podíamos ter lutado pelos lugares cimeiros do pódio”, acrescenta Hélder Oliveira.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias