Grupo Renault anuncia resultados de 2014 e regista crescimento

A Renault divulgou os resultados do ano passado em termos internacionais, tendo registado um crescimento de 3,2 %, com um total de 2,7 milhões de unidades vendidas. O que, segundo o seu presidente, Carlos Goshn, permite atingir os objetivos para 2014.
“Atingimos os nossos objetivos anunciados para 2014. Esta nova etapa coloca-nos numa boa trajetória para a realização do nosso plano estratégico ‘Renault Drive the Change (Renault conduz a mudança). 2015 vai permitir-nos ultrapassar um novo patafamr, graças a uma ofensuva de produtos sem precedentes na história da Renault”, afirma Carlos Goshn.
Em 2014 as cifras de negócios do Grupo Renault subiram 0,3 por cento relativamente a 2013. O que em taxa de mudança constante progrediu 3,1 %. A empresa compensou o impacto negativas das divisas (euro) pelas subidas de preços fora da Europa e pela forte progressão de vendas de componentes e de veículos aos seus parceiros.
A margem operacional do grupo elevou-se a 1609 milhões de euros, contra 1242 milhões em 2013 e representa 3,9% da cifra de negócios (3,0% em 2013).
Já a margem operacional do automóvel cresceu de 363 milhões para 858 milhões de euros e atingiu 2,2% da cifra de negócios. Este desempenho explica-se pela redução de custos e o crescimento da atividade, apesar de um impacto desfavorável das devisas e do enriquecimento de alguns modelos em fim de vida.
O contributo do financamento das vendas à margem operacional do grupo atingiu 751 milhões de euros, contra 747 milhões de euros de 2013. Esta estabilidade resulta da baixa de produto bancário compensado pela subida produtiva média e do desenvolvimento da atividade de serviços. O custo de risco estabilizou-se a 0,43%.
Já outros produtos e cargas de exploração são negativos, na ordem dos 504 milhões de euros, devido principalmente aos custos de restruturação em 305 milhões de euros e depreciações de ativos em 153 milhões de euros.
O resultado da exploração do grupo estabilizou-se em 1105 milhões de euros, contra menos 34 milhões em 2013. Uma melhoria que se explica pela progressão da margem operacional e pela redução de outros custos de exploração para 772 milhões de euros.
A contribuição de empresas associadas, essencialmente a Renault, eleva-se aos 1362 milhões de euros, contra 1444 milhões de euros em 2013, depois de se ter em conta uma contribuição negativa da AVTOVAZ (Lada) de menos 182 milhões de euros.
Em termos de valorização do grupo, as melhorias também se veriicaram, com o preço por ação a cifrar-se em 6,62 euros, contra os 2,15 euros por ação em 2013. Dividentos de 1,90 euros por ação, contra 1,72 euros no ano passado, serão submetidos a aprovação na próxima Assembleia Geral de accionistas.
As perspetivas da Renault para este ano são de crescimento, apesar das incertezas económicas em vários países. Por isso quer aumentar as vendas a uma  taxa constante, prosseguir a melhoria dos seus resultados comerciais, bem como a melhoria da margem oprecional do grupo e do automóvel e gerar um ‘free cash-flow’ positivo.
 
Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 14 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias

Estudo da UC avalia presença de vírus e bactérias em macroalgas e halófitas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC),…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

14 de junho, o Dia Mundial do Dador de Sangue

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, como homenagem a um ato nobre,…

há % dias

13 de junho, o dia em que Portugal viu nascer e morrer grandes nomes

O que aconteceu em 13 de junho em Portugal e no Mundo? Fernando Pessoa, Vasco…

há % dias

12 de junho, Portugal e Espanha assinam o tratado de adesão à CEE

A 12 de junho assinala-se a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), juntamente…

há % dias