Categorias: MundoNas Notícias

Governo da Guiné-Bissau acusa PR de tentar tirar “proveito político” de situação no país

O Governo da Guiné-Bissau acusou hoje o Presidente do país, José Mário Vaz, de estar a tentar tirar proveito político da tentativa de golpe de Estado, denunciada pelo primeiro-ministro, e de prejudicar os esforços de consolidação da estabilidade política.

“Lamentavelmente o Presidente cessante, José Mário Vaz, proferiu mais uma vez um ataque ao Governo, através de um comunicado da Presidência, numa clara intenção de tirar proveito político de uma flagrante e frustrada tentativa de subversão da ordem constitucional da autoria do candidato presidencial do Madem-G15, Umaro Sissoco Embaló”, refere o comunicado assinado pelo porta-voz do Governo e ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Armando Mango.

Na segunda-feira à noite, o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, denunciou uma tentativa de golpe de Estado, envolvendo Umaro Sissoco Embaló, que considerou a acusação como “mentira” e “calúnia”.

Num comunicado divulgado na terça-feira, o Presidente guineense assegurou que as forças de defesa e segurança vão garantir a estabilidade no país e disse que qualquer perturbação da “ordem vigente” é da responsabilidade do Governo.

“Ao emitir uma nota que prejudica os esforços de consolidação da estabilidade política e da paz, o Presidente cessante reforça apenas a estratégia da oposição que visa adiar a realização das eleições presidenciais que estão a ser preparadas sob o mais rigoroso acompanhamento da comunidade internacional”, salienta o Governo, considerando que “esta atitude é uma afronta ao acordo de Abuja que, justamente, permitiu a sua continuidade na Presidência da República”.

No comunicado à imprensa, o Governo afirma não compreender que o chefe de Estado e alguns atores políticos “estejam empenhados em prejudicar a consolidação da estabilidade” ao tentar negar o “direito fundamental ao voto” do povo, que quer estabilidade, paz e prosperidade.

“Estas práticas de clara sabotagem, que vinham decorrendo ao longo dos cinco anos do seu mandato, tornaram-se mais frequentes e evidentes após a última apreensão de droga” e depois de o primeiro-ministro ter denunciado e apresentado evidências do alegado envolvimento de setores da classe política no “tráfico de droga, em ligação com o crime transnacional organizado”.

O Governo garante também que está comprometido com a defesa da ordem constitucional, à semelhança das forças de defesa e segurança, e que tomará “medidas contra todo aquele que, por qualquer via, tente pôr em causa a estabilidade”.

O executivo guineense assegura igualmente que as eleições presidenciais vão realizar-se em 24 de novembro, “apesar das manobras dilatórias em curso”.

“O Governo apela à população para manter-se serena e calma, mas vigilante, de modo a denunciar e a impedir qualquer tentativa de alteração da ordem constitucional”, conclui.

A Guiné-Bissau realiza eleições presidenciais em 24 de novembro, estando a segunda volta, caso seja necessária, marcada para 29 de dezembro.

A campanha eleitoral, na qual vão participar 12 candidatos aprovados pelo Supremo Tribunal de Justiça, vai decorrer entre 01 e 20 de novembro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias