Categorias: Tecnologia

Google deverá (finalmente) lançar aplicações para o Windows Phone

A Google deverá (finalmente) lançar aplicações para a plataforma móvel da Microsoft, até aqui denominada de Windows Phone. Isto não é uma confirmação oficial, no entanto, chega de duas fontes muito confiáveis, o The Verge e o Reddit.

Como é do conhecimento da maioria dos utilizadores do Windows Phone, a Google sempre se mostrou ‘demasiado’ resistente ao crescimento do Windows Phone. A prova disso é que nunca desenvolveu uma aplicação para a plataforma e, pior, não deixou também que outros desenvolvessem. No caso a Microsoft.

O Windows Phone nunca contou com uma aplicação oficial do YouTube. Chegou a ter uma desenvolvida pela Microsoft mas, uma mudança na API feita pela Google impossibilitou que a mesma pudesse ser utilizada, obrigando a Microsoft a retirar a mesma da loja de APPs. A Google, por seu turno, alegou que a mesma não estava escrita em HTML 5, mas foram apenas desculpas, uma vez que nenhuma das outras aplicações Google desenvolvidas para outras plataformas estava, na altura, escritas em HTML5.

No entanto, isto nunca foi impeditivo dos utilizadores do sistema operativo móvel da Microsoft terem uma aplicação para navegar no YouTube, uma vez que existem aplicações desenvolvidas por terceiros, como o TubeCast, por exemplo, que até suplantam a aplicação original.

Agora, e segundo estas fontes, a Google estará a desenvolver aplicações para o Windows 10 Mobile, como o YouTube, o Hangouts ou até o Gmail. Mais. Estás fontes adiantam que tais aplicações podem ser apresentados hoje no evento da Microsoft, à semelhança do que fez a Microsoft com a Apple, onde apresentou o Office para o iPad Pro.

Parece que as quezílias, entre as duas gigantes da tecnologia está, finalmente, a chegar ao fim. A ser confirmado este boato, a Google parece apostar na mesma estratégia da Microsoft e colocar todo o seu potencial ao serviço de todas as plataformas, não se fechando apenas ao seu sistema.

Claro que isto poderá, no futuro, e com achegada do Windows 10 Mobile retirar algum protagonismo à Google, uma vez que pode absorver alguns utilizadores do Android. Aliás, são os próprios que apontam a falta de aplicações como um dos principais argumentos para não terem, ainda, migrado para a plataforma da Microsoft.

 

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias