Motores

Fernando Alonso revela detalhes do ‘cockpit’ do seu IndyCar para Indianápolis

As 500 Milhas de Indianápolis são só em maio, mas Fernando Alonso já começou os preparativos para a sua segunda tentativa para ser bem sucedido na grande ‘clássica’ norte-americana.

O ex-campeão do Mundo de Fórmula 1 ‘abriu as portas’ para revelar alguns detalhes do Dallara que vai utilizar na prova que terá lugar na pista oval de Brickyard a 26 de maio.

As diferenças para um monolugar de F1 são imensas, a começar pela largura do ‘cockpit’, que permite ao piloto estar mais confortável face à fadiga de correr numa pista oval com curvas em inclinação (‘banking’) feitas a mais de 350 km/h.

O chefe de mecânicos de Fernando Alonso na grande corrida, Liam Dance, faz-nos uma visita guiada ao ‘cockpit’ do piloto espanhol, com destaque para o banco construído em mais em mousse do que carbono e concebido para que o ocupante possa ser extraído rapidamente em caso de acidente.

A cabeça de Alonso vai sofrer forças centrifugas iguais a quatro vezes o peso do seu corpo nas curvas de indianápolis, por isso os flancos do cockpit são dotados de apoios laterais e assim ‘poupar’ o pescoço do asturiano.

“Nós demos muita atenção ao conforto, dando-lhe muitas opções ao nível do apoio da sua cabeça”, salienta Liam Dance, referindo outra diferença no compartimento para as pernas: “Na F1 o piloto utiliza os travões em cada volta, enquanto na Indy nunca tocam neles, exceto para entrar nas boxes”.

“A coisa mais importante na regulação dos pedais é verificar que os pés não estão longe do pedal de travão. Desta maneira não há a possibilidade que repouse o pé debaixo desse pedal de forma acidental. Debruçamo-nos muito tempo sobre esse assunto”, destaca o mecânico chefe de Alonso em Indianápolis.

Outro aspeto do ‘cockpit’ do Dallara IndyCar é o facto das pernas também poderem ter posição de descanso. “Elas estão inclinadas para a direita. Trata-se de uma longa corrida. Fernando estará muito cansado à chegada, ainda mais porque estará comprimido contra o chassis”, refere ainda Liam Dance.

Nas imagens em baixo percebemos melhor as ‘nuances’ do ‘escritório’ de Fernando Alonso durante as próximas 500 Milhas de Indianápolis.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias