Categorias: Mundo

EUA: De Blasio favorito para suceder a Bloomberg na Câmara de Nova Iorque

O democrata Bill de Blasio é apresentado nas sondagens como o mais provável sucessor de Michael Bloomberg na Câmara de Nova Iorque. A disputar os 4,3 milhões de votos está o republicano Joe Lhota. As eleições decorrem durante o dia de hoje.

A cidade que nunca dorme tem hoje um motivo para continuar acordada: a eleição do ‘mayor’, o equivalente ao presidente de Câmara. Michael Bloomberg, há 12 anos no cargo, sairá no próximo mês e será substituído por Bill de Blasio ou Joe Lhota.

As eleiçõe em Nova Iorque, uma cidade com cerca de 4,3 milhões de eleitores, decorrem durante o dia de hoje. O democrata Blasio apresenta uma vantagem nas sondagens a rondar os 40 pontos sobre o republicano Lhota, mas na corrida apresenta-se também um candidato independente: Adolfo Carrion.

“Bill de Blasio continua o grande favorito entre os eleitores da cidade de Nova York”, resumiu o analista Lee Miringoff, do Instituto Marist. Depois dos mandatos dos republicanos Rudolph Giuliani (1994-2001) e Michael Bloomberg (2002-2013), os democratas podem voltar a comandar aquele que é considerado o município mais importante dos EUA.

O favorito, de 52 anos, tem apostado num discurso de forte pendor social e utilizou mesmo o mote do movimento ‘Occupy Wall Street’, cujos membros se autointitulam como sendo “os 99 por cento”, contra o um por cento de população com acesso à riqueza. Na campanha, Bill de Blasio tem prometido aumentar os impostos para os contribuintes com rendimentos anuais superiores a 500 mil dólares.

Joe Lhota, de 58 anos, parte com a vantagem de ser um ‘velho conhecido’ dos nova-iorquinos: foi vice-presidente no mandato de Rudolph Giuliani, antes de ser nomeado chefe da Autoridade de Transporte Metropolitano. O republicano insiste na tónica da segurança e acusa o principal opositor de querer fazer regressar Nova Iorque “aos dias negros da alta criminalidade e da pobre administração fiscal”.

A votos apresenta-se ainda Adolfo Carrion, um candidato independente que, de acordo com as sondagens, pouco tem entusiasmado os mais de 8,3 milhões de habitantes de Nova Iorque. A população distancia-se da política, como ficou provado nas últimas eleições autárquicas, em 2009, quando apenas 29 por cento dos eleitores exerceu o direito de voto.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias