Categorias: Nas Notícias

Eanes: “Com esta iniciativa do Presidente, tão criticada, mas tão ousada, vamos poder sair da crise”

Ramalho Eanes defende a iniciativa “ousada e correta” de Cavaco Silva desde que “em todas as mesas” haja “o pão necessário”. O compromisso de “salvação nacional” torna-se urgente para que a reforma do Estado seja feita “segundo o ritmo que a sociedade permite”, argumenta.

A decisão do Presidente da República, Cavaco Silva, de pressionar os partidos que assinaram o memorando da troika a chegarem a um compromisso de “salvação nacional” foi ontem comentada por todos os antecessores. O primeiro Presidente da terceira República, Ramalho Eanes, foi quem mais defendeu a “iniciativa ousada e correta” do atual inquilino de Belém.

“Estou convencido de que com esta iniciativa do Presidente, tão criticada, mas tão ousada e correta, vamos poder sair da situação de crise”, garantiu o general, em entrevista à RTP, embora com uma premissa. “Há uma coisa que não pode ser esquecida: em todas as mesas tem de haver o pão necessário, o mínimo necessário. O perigo de uma explosão social existe”, reforçou.

Uma “explosão social” que não é visível no breve prazo, pois “os portugueses têm-se portado muito bem”, segundo Ramalho Eanes: “em meu entender, demasiado bem”. Só que a reforma do Estado é “indispensável” e terá sempre custos sociais: “não é possível, com a economia como está e vai estar nos próximos tempos, ter um Estado social, pagar juros altíssimos, ter ainda empresas público-privadas e o Estado paralelo que foi agora denunciado. Temos de fazer a reforma segundo o nosso ritmo, que a nossa sociedade permite”.

Uma sociedade cada vez mais descrente dos políticos e dos partidos, o que tem de ser contrariado por uma maior participação cívica. O antigo Presidente defende que as pessoas, para criticarem, devem ter uma filiação partidária, pois só assim podem “modificar por dentro” a vida política: “é uma responsabilidade que cabe a todos”.

“Democracia destruída”

O compromisso exigido por Cavaco Silva é bem visto pelo anterior inquilino de Belém. “É preciso, quaisquer que sejam as formas encontradas, reforçar a capacidade de negociação internacional e assegurar ao mesmo tempo viver numa democracia que não fica populisticamente destruída e com coesão social”, alertou Jorge Sampaio, à margem de um encontro de solidariedade com estudantes sírios.

É necessário “encontrar uma forma de cooperação, seja ela qual for”, como é o caso do compromisso entre PSD, PS e CDS reclamado por Cavaco Silva. Sampaio quer ter “esperanças positivas de que isso seja possível”,  mas prefere ficar em silêncio “em relação a uma chamada negociação que está em curso”.

“Demissão”

O único crítico assumido aos três pilares da “salvação nacional” é o Presidente cujo mandato coincidiu com Cavaco Silva como primeiro-ministro: Mário Soares. Segundo o histórico socialista, “a prioridade das prioridades consiste na demissão do Governo”, como comentou no artigo semanal para o Diário de Notícias.

Para Soares, um compromisso entre a coligação do atual Governo e o PS é “uma impossibilidade aparente”, pois António José Seguro terá o “senso” de não se aliar ao PSD e ao CDS.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias