Categorias: Nas NotíciasPaís

“É inaudito um primeiro-ministro acusar um crítico de conspiração e traição contra o país”

Miguel Poiares Maduro reagiu às declarações de António Costa sobre a polémica da nomeação do procurador europeu, considerando “lamentável” o ataque do primeiro-ministro.

O antigo ministro, figura de topo do PSD no tempo de Passos Coelho, foi apontado por Costa como um dos líderes da “frente internacional contra Portugal”, a par dos também sociais-democratas Paulo Rangel e Ricardo Baptista Leite.

“É lamentável que o primeiro-ministro confunda uma crítica ao Governo com uma conspiração ao país”, começou por afirmar Poiares Maduro, especialista em direito europeu.

“Não é apenas risível, quando é um primeiro-ministro a fazer uma declaração dessas ela tem uma certa gravidade. Eu nem sequer exerço qualquer cargo político”, sustentou.

De acordo com o ex-ministro, “é inaudito numa democracia civilizada um primeiro-ministro vir acusar alguém porque criticou o Governo numa decisão política e tratar isso como uma conspiração e traição contra o país”.

Ao acusar uma “frente internacional contra Portugal”, liderada por figuras do PSD, de querer criar uma polémica em torno da nomeação do procurador europeu, António Costa “pouco espírito democrático e pouca capacidade para conviver com a divergência e com a crítica”, insistiu Poiares Maduro, em declarações à RTP3.

Como especialista em direito europeu, garantiu que “a falta de transparência no processo” de nomeação do procurador José Guerra “permitiu uma decisão tomada em fundamentação falsa”.

“Ao contrário do que deu a entender o primeiro-ministro, a designação não compete ao Governo. E, se apresentou argumentos falsos, obviamente que a decisão do Conselho Europeu fica viciada”, acrescentou.

Miguel Poiares Maduro entende que a polémica só poderá terminar com a demissão da ministra da Justiça, Francisca van Dunem.

“Gostaria que a ministra assumisse a responsabilidade pelo que fez. O problema aqui é a circunstância da ministra, tendo estado envolvida nos erros, tendo agido ativamente no sentido de os encobrir”, finalizou.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias