Categorias: Tecnologia

Búlgaro comprou um milhão de e-mails de utilizadores do Facebook por 3,80 euros

Segundo o jovem, e-mails foram captados através de uma aplicação na rede social. Equipa de Mark Zuckerberg entrou em contacto telefónico com o búlgaro e quase o ‘obrigou’ a devolver os dados.

O Facebook está envolvido em mais uma polémica sobre questões de privacidade. Na semana passada, Bogomil Shopov, proprietário de um blogue búlgaro, afirmou ter comprado os dados de um milhão de utilizadores do Facebook, por apenas cinco dólares, cerca de 3,80 euros.

Para comprovar a compra, o jovem publicou no seu blogue uma imagem onde era possível ver-se parte dessa lista. Os dados comprados continuam o nome, o e-mail e a página de cada utilizador. Segundo o mesmo afirmou, no mesmo artigo, tratavam-se de utilizadores que costumam aceder à rede regularmente, maioritariamente a partir dos Estados Unidos.

Diz ainda Bogomil que a lista foi facilmente adquirida num site de vendas eletrónicas, embora não revele qual, e os dados terão sido recolhidos através de uma aplicação disponível no Facebook.

No mesmo artigo, o blogger fala ainda do contacto que recebeu após ter divulgado a lista: “O Facebook contactou-me e pedi-me o número de telefone”, afirma. Acrescenta ainda que acabou por enviar os dados aos responsáveis de segurança da rede social: “Gostaríamos que nos enviasse o ficheiro, que o eliminasse que nos dissesse se fez alguma cópia do mesmo”, foram algumas das exigências que recebeu via telefone.

O caso está a levantar novas críticas à rede social. Segundo revela Bogomil Shopov, que confirma que já não tem os dados em sua posse, os responsáveis da rede social iniciaram já uma investigação interna para apurar como tudo terá sido retirado através da uma aplicação.

Segundo Bogomil, os dados foram publicados no seu blogue para que as pessoas percebessem a facilidade como podem ver as suas informações partilhadas publicamente, ou até, como neste caso, vendidas a terceiros.

O Facebook é a maior rede social do mundo, atualmente com mais de mil milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, mais de quatro milhões de portugueses têm perfil criado naquela plataforma.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias