Tecnologia

Búlgaro comprou um milhão de e-mails de utilizadores do Facebook por 3,80 euros

facebook1Segundo o jovem, e-mails foram captados através de uma aplicação na rede social. Equipa de Mark Zuckerberg entrou em contacto telefónico com o búlgaro e quase o ‘obrigou’ a devolver os dados.

O Facebook está envolvido em mais uma polémica sobre questões de privacidade. Na semana passada, Bogomil Shopov, proprietário de um blogue búlgaro, afirmou ter comprado os dados de um milhão de utilizadores do Facebook, por apenas cinco dólares, cerca de 3,80 euros.

Para comprovar a compra, o jovem publicou no seu blogue uma imagem onde era possível ver-se parte dessa lista. Os dados comprados continuam o nome, o e-mail e a página de cada utilizador. Segundo o mesmo afirmou, no mesmo artigo, tratavam-se de utilizadores que costumam aceder à rede regularmente, maioritariamente a partir dos Estados Unidos.

Diz ainda Bogomil que a lista foi facilmente adquirida num site de vendas eletrónicas, embora não revele qual, e os dados terão sido recolhidos através de uma aplicação disponível no Facebook.

No mesmo artigo, o blogger fala ainda do contacto que recebeu após ter divulgado a lista: “O Facebook contactou-me e pedi-me o número de telefone”, afirma. Acrescenta ainda que acabou por enviar os dados aos responsáveis de segurança da rede social: “Gostaríamos que nos enviasse o ficheiro, que o eliminasse que nos dissesse se fez alguma cópia do mesmo”, foram algumas das exigências que recebeu via telefone.

O caso está a levantar novas críticas à rede social. Segundo revela Bogomil Shopov, que confirma que já não tem os dados em sua posse, os responsáveis da rede social iniciaram já uma investigação interna para apurar como tudo terá sido retirado através da uma aplicação.

Segundo Bogomil, os dados foram publicados no seu blogue para que as pessoas percebessem a facilidade como podem ver as suas informações partilhadas publicamente, ou até, como neste caso, vendidas a terceiros.

O Facebook é a maior rede social do mundo, atualmente com mais de mil milhões de utilizadores registados. Só em Portugal, mais de quatro milhões de portugueses têm perfil criado naquela plataforma.

Em destaque

Subir