Categorias: Desporto

Benfica-Chelsea: Recordar Liverpool e tentar novamente apanhar Barcelona

Corria a época de 2005/2006 e o Benfica vinha de uma fase de grupos onde tinha afastado o todo-poderoso Manchester United, na Luz, com um de Geovanni e outro de Beto. Lille tinha também ficado para trás enquanto que Villareal acompanhava os encarnados na fase das eliminatórias.

Nessa altura, Luís Filipe Vieira desafiou quem quer que fosse: “Quem vier morre”, palavra de líder.

O sorteio, realizado também em Nyon, Suíça, acabaria por colocar os campeões em título na rota das águias. O Liverpool vinha de um ano de ouro na Liga dos Campeões, de uma final histórica com o AC Milan, onde tinha virado um resultado de 3-0 para 3-3, e ganho depois nas grandes penalidades.

Do lado da Luz Ronald Koeman não vinha a fazer uma grande época, e as forças eram deixadas para a prova europeia, onde o Benfica embora não fosse favorito, tentava fazer ‘cócegas’ aos gigantes.

O treinador holandês, assim como toda a nação benfiquista, depositava em Simão e Miccoli todas as decisões de um resultado positivo. Mas viria a ser outro craque a marcar no primeiro jogo, na Luz, a seis minutos do final. Livre marcado por Petit e Luisão a subir ao terceiro anel para bater Pepe Reina. Pouco tempo depois o austríaco Konrad Plautz dava a partida como terminada.

A vitória por 1-0 deixava para Anfield Road a decisão da eliminatória, muito se acreditava, mas bater o campeão europeu em casa era uma tarefa demasiado árdua.

Passaram 15 dias e a ‘pequenina’ formação de encarnado lá entrou na casa do Liverpool, a 8 de março de 2006. Anfield Road estava cheio, como costume, mas rapidamente se calou. Aos 36 minutos de jogo, Simão recebe a bola de Nuno Gomes a uns bons 30 metros da baliza, tira as medidas, e marca um dos golos europeus mais bonitos da história das águias. O pequeno camisola 20 calava a casa e explicava aos adeptos porque tinha sido um erro o Liverpool não ter pago 20 milhões de euros por ele, no defeso dessa mesma época. O Liverpool precisava agora de três golos, mas Rafa Benítez não parecia sequer ter força para se motivar a si próprio.

Aguentou-se até ao minuto 89, o Benfica estava nos quartos de final, mas antes viria a dar o golpe da misericórdia. Beto na direita falha um remate e coloca a bola nos pés de Miccoli, que com um pontapé de bicicleta coloca o resultado em 2-0.

A Europa rendia-se a um Benfica que parecia querer recordar os bons velhos tempos.

Na eliminatória seguinte, os encarnados viriam a apanhar o Barcelona, o ‘dream team’ da Catalunha onde ainda não se conhecia Messi mas que tinha ‘joias’ como Deco, Eto’o e Ronaldinho. Empate a zero na primeira-mão e derrota por 2-0 em Camp Nou. As águias diziam adeus à Liga dos Campeões.

Hoje, oito anos depois, pouco resta senão a memória de poucos do plantel. É certo que o Benfica tem mais soluções agora do que tinha em 2006, mas é certo também que a equipa desse ano deixa saudades. Não havia Javi Garcia mas havia Petit. E Nolito, ou Gaitán, ou Bruno Cesár, não são um Simão Sabrosa. À esquerda havia um pequeno chamado Leo, hoje Emerson está longe de agradar a qualquer benfiquista.

Esta terça-feira o Benfica tem mais que legitimidade de sonhar com as meias-finais. Não tem a mesma equipa, até talvez nem tenha o mesmo grupo, mas não lhe faltam argumentos para bater um Chelsea que até vem de um ano péssimo. O jogo desta noite, na Luz, provavelmente não decidirá mas provavelmente fará com que se fique perto disso. Importante para o Benfica é não sofrer pois acredita-se que a formação de Jorge Jesus possa marcar em Stamford Bridge, como faz quase sempre fora de portas. Em casa, a formação encarnada deve seguir a tradição desta temporada, ou seja, boa exibição e vitória.

Benfica-Chelsea, para seguir a partir das 19h45, na RTP1.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias