Categorias: Nas Notícias

Vítor Gaspar chamado ao Parlamento para esclarecer se Portugal ‘é ou não’ a Grécia

As facilidades concedidas à Grécia para pagar os empréstimos não foram aplicadas a Portugal, apesar das informações “descontextualizadas” de alguns governantes, adiantou ontem o ministro das Finanças, que vai ser chamado ao Parlamento pelo Bloco de Esquerda.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, evocara o “princípio de igualdade de tratamento” para exigir que Portugal tivesse direito às facilidades que o Eurogrupo e o Fundo Monetário Internacional concederam à Grécia, cujos empréstimos ficaram com os juros mais baixos e com prazos mais longos. O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, admitira que Portugal, tal como a Irlanda, deviam beneficiar das mesmas vantagens, assim como o primeiro-ministro, Passos Coelho.

Após a reunião de ontem dos ministros das Finanças da Zona Euro, nada disto é verdade, como explicou Vítor Gaspar. “Todas as afirmações feitas por responsáveis políticos, pelo primeiro-ministro Pedro passos Coelho e pelo presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, são afirmações que estão inteiramente corretas e que foram, julgo eu, descontextualizadas de forma pouco cuidadosa por alguma informação”, argumentou o ministro.

Houve, segundo Vítor Gaspar, uma “simplificação excessiva de assuntos complexos” que conduziu “inevitavelmente a mal entendidos, que infelizmente tendem a persistir, ao ponto de serem consideradas verdades demonstradas”. Antes da reunião do Eurogrupo, os ministros das Finanças de Alemanha e Holanda já tinham assumido que Portugal “não é a Grécia”, com o problema helénico a ser “um caso único”.

Estas explicações levaram o Bloco de Esquerda a exigir que o governante esclareça o que realmente se passou. O partido vai chamar o ministro ao Parlamento, com caráter de urgência, para este explicar os “assuntos complexos” e esclarecer se foram negociadas as condições de financiamento a Portugal ou se o Eurogrupo recusou aplicar o “princípio de igualdade de tratamento”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias