Categorias: Nas Notícias

Vídeo: Festejos do ano novo são um terror para os opossuns

Várias localidades dos EUA celebram o ano novo com uma ‘tradição’ bizarra: a queda do opossum. Um marsupial é preso numa gaiola de vidro que vai baixando nos últimos segundos do ano. A PETA considera que o evento “pode arruinar a saúde de um opossum”.

Quando os norte-americanos entrarem em 2014 (durante a noite em Portugal), vários opossuns irão viver momentos de terror. São várias as localidades que entram em cada ano com o “Possum drop” (‘a queda do opossum’, em português), em que este animal serve de relógio para assinalar a contagem decrescente.

Nestes festivais, um opossum – um marsupial noturno de dimensão semelhante a um gato e cujas crias nascem no inverno – é colocado dentro de uma gaiola de vidro, içada no palco da festa. No caso da localidade de Brasstown (Carolina do Norte), cujo evento será o mais mediático, a festa ocorre dentro de uma grande superfície. Com os últimos segundos do ano, a gaiola vai sendo descida, assinalando a contagem decrescente.

Como os animais estão confinados a um espaço pequeno e obrigados a suportar barulho e luzes (ainda por cima tendo hábitos noturnos), os ativistas têm tentado terminar com esta ´tradição’. Um juiz da Carolina do Norte aceitou uma queixa interposta pela associação PETA, validando o argumento de que o dono da grande superfície (e promotor do evento), Clay Logan, não tinha “uma permissão adequada para exibir o animal”.

Em fase de recurso, o tribunal definiu a anulação da sentença da primeira instância, permitindo o “Possum drop”. Os juízes entenderam que a PETA não tinha razão em alegar que “as luzes, o barulho e a multidão podem arruinar os nervos e saúde de um opossum”, uma vez que o animal não é ‘atirado’ mas apenas abaixado, lentamente, dentro de um recipiente que não lhe provoca ferimentos.

No próximo ano, enquanto milhares de turistas celebram a chegada de 2014 em localidades como Brasstown e  Tallapoosa (no estado da Georgia), dezenas de opossuns vão viver momentos de terror ao estarem presos diante de uma multidão e com barulho (incluindo tiros de mosquetes) e luzes excessivos.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias