Nas Notícias

Vereadores do PSD “chocados” com dança “lasciva” em igreja de Leiria

A polémica com um espetáculo de dança moderna realizada na Igreja da Misericórdia – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, foi discutida na reunião da Câmara desta semana. Os vereadores do PSD, Fernando Costa e Álvaro Madureira questionaram o executivo sobre a utilização daquele espaço para um espetáculo que consideram “impróprio e lascivo”.

A divulgação das fotografias sobre o espetáculo, inserido no âmbito do Metadança 2018, motivaram questões ao executivo sobre a cedência daquele espaço por parte da Diocese de Leiria, em 2014, para fins culturais.

De acordo com o jornal Regional de Leiria, o vereador Álvaro Madureira, referiu que “os jovens atuaram com vestimenta menos adequada para o local” quando questionou a maioria do PS na Câmara.

“As reações foram muito fortes nas redes sociais. É um lugar profano, mas que ainda tem os símbolos de uma religião e choca ver os jovens com vestimentas menos adequadas, em cima do altar, em posições que chocam para o contexto e para o espaço”, afirmou.

Fernando Costa, também vereador do PSD, afirmou sentir-se “ofendido” por a Igreja da Misericórdia ser tratada “como um palco qualquer, como se não tivesse uma igreja, como se não estivesse lá um altar e as imagens religiosas”.

“Fazer ali espetáculos que ofendam as tradições religiosas é inapropriado, inadmissível e tem o meu protesto veemente”, disse.

O vice-presidente da Câmara, Gonçalo Santos, respondeu dizendo que não receberam “nenhuma crítica até agora”. “O espetáculo é agora objeto destas críticas, eu respeito as críticas, como respeito o artista, e nunca poderia, nem eu nem a Câmara, antecipá-las”, afirmou, citado pelo jornal Regional de Leiria.

“Aqui houve um choque de ideologia como é óbvio, que respeito, porque isto incomoda e choca as pessoas. No entanto, o processo foi esclarecido com todas as partes envolvidas e considero o assunto encerrado”, acrescentou.

Para a Associação Cultural Metadança, responsável pela organização do espetáculo, “não houve nenhuma intenção de chocar qualquer tipo de religião”. Francisco Pedro, o orientador das residências artísticas do festival, considerou que se têm feito “interpretações erróneas”.

Veja uma das fotos que originou a polémica.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: homeIgrejaLeiriaPSD

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias