Categorias: Nas Notícias

Veja o simulador da Deco que lhe diz se a lei nos tempos de espera é cumprida

No site da Associação de Defesa do Consumidor (Deco), há um novo simulador que lhe permite saber se os prazos para consultas ou cirurgias estão a ser cumpridos e respeitam a lei. A Deco fornece também uma carta-tipo para que os cidadãos possam reclamar, caso verifiquem situações de incumprimento.

A Associação de Defesa do Consumidor disponibiliza no seu site oficial uma ferramenta que analisa cada caso – mediante informação submetida pelos próprios utilizadores – e permite concluir se os hospitais ou centro de saúde estão a cumprir os prazos determinados pela lei, na prestação dos serviços de saúde, desde consultas a cirurgias.

“Tentou ser atendido no centro de saúde devido a sintomas gripais e não conseguiu consulta no próprio dia? Está à espera de uma cirurgia há meses? Verifique se o prazo legal para a obter o cuidado de saúde já se esgotou”, avisa a Deco, no seu site oficial.

A Deco apresenta ainda um simulador, que pode encontrar aqui, capaz de calcular os tempos de espera, verificar se estão dentro do prazo legal e qual é a data-limite para que esse prazo fique esgotado.

Esta associação fornece ainda aos consumidores uma carta-tipo para a Entidade Reguladora da Saúde e uma carta-tipo para serviço de saúde.

O objetivo desta iniciativa é fornecer aos cidadãos ferramentas para que conheçam direitos e incentivá-los a reclamar, sempre que os mesmos não estejam a ser respeitados, informa a Deco numa nota divulgada pela agência Lusa.

“Pretendemos com esta iniciativa capacitar o cidadão dos seus direitos, nomeadamente, qual o tempo de espera para determinado cuidado e para fazer exercer os seus direitos, incentivando a reclamação, pois caso o prazo tenha sido ultrapassado, disponibilizamos cartas tipo para reclamar, uma para a Entidade Reguladora da Saúde e outra para a unidade de saúde”, divulga a Lusa, citando a nota da Deco.

A Lusa informa ainda que “as consultas nos cuidados primários podem demorar até 15 dias a ser realizadas, desde a data de marcação, enquanto em caso de doença aguda o utente deve ser visto no próprio dia”.

Segundo um estudo recente da Deco “mais de metade dos inquiridos afirma esperar mais do que o definido por lei para uma consulta no centro de saúde.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias