Categorias: Nas Notícias

Vacina combate dependência de heroína em ratos, humanos são o passo seguinte

Cientistas desenvolveram uma vacina experimental, que travou o percurso da heroína em direção ao cérebro de ratos. O estudo, do Instituto Scripps, na Califórnia, abre caminho para a criação de uma vacina contra a heroína em humanos. Aquele instituto já está a testar vacinas semelhantes para combater a dependência de cocaína e de nicotina.

O Instituto de Pesquisas Scripps desenvolveu uma vacina experimental, em ratos, que se mostrou eficaz na dependência de heroína. Essa vacina – cuja finalidade é impedir o percurso da heroína em direção ao cérebro – abre caminho para uma terapia de combate a esta droga.

De acordo com o cientista George Koob, do Instituto Scripps, o passo seguinte será testar a vacina em humanos. Se os resultados da vacina experimental em ratos for semelhante, poderá estar criada uma “terapia padrão quer permitirá o tratamento de dependentes de heroína” – estima-se que em todo o mundo haja mais de 10 milhões de pessoas com esta dependência.

Os autores do estudo (ealizado por aquele instituto californiano e publicado no site dos Anais da Academia Nacional de Ciências) tornaram os ratos de laboratório dependentes de heroína. Depois, verificaram que, depois de um momento de privação, “voltaram a consumi-la avidamente”. Depois da aplicação da vacina, “isso não aconteceu”. Ou seja, aparentemente, a privação da heroína pode ser combatida através de um tratamento rápido e muito eficaz.

“Os ratos que foram submetidos à heroína e depois privados dessa droga voltaram a consumi-la avidamente, logo que podem. No entanto, o mesmo não aconteceu quando foram vacinados”, explicou o investigador.

“Conseguimos evitar que ratos consumissem cada vez mais heroína, quebrando o ciclo vicioso que afeta os dependentes. E fizemo-lo apenas com uma vacina, o que é o ideal para o ser humano”, acrescentou Joel Schlosburg, um dos autores do estudo.

Realce-se que o Instituto Scripps já testou em humanos vacinas semelhantes de combate às dependências de cocaína e a nicotina. E preparam-se para avançar com testes de uma vacina experimental, que tenta combater a dependência de metanfetaminas.

Em conclusão, os cientistas consideram que esta vacina contra a heroína permitirá aos dependentes combater esse vício.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias