Categorias: Nas Notícias

Úteros de doadoras vivas transplantados na Suécia em experiência inédita

Uma equipa de investigadores da Suécia realizou, ao longo de 2013, vários transplantes de úteros com doadoras vivas. A operação, inédita e até ao momento bem sucedida, tem por finalidade ‘emprestar’ o útero a mulheres que não conseguem engravidar.

Nove mulheres na Suécia receberam, no ano passado, um útero doado por uma familiar viva. A operação é inédita, polémica e, até ao momento, bem sucedida: as nove pacientes regressaram a casa sem qualquer problema grave. As anteriores tentativas de transplante de útero, realizadas na Turquia e na Arábia Saudita, foram um fracasso porque não permitiram gravidezes saudáveis.

“Este é um tipo de cirurgia inovador”, salienta Mats Brännström, o médico que coordena a equipa de investigadores da Universidade de Gotemburgo: “neste momento, não existe nenhuma bibliografia a que possamos recorrer para concluir com sucesso todas as etapas deste procedimento”.

Os transplantes foram realizados ao longo do ano passado e todos os órgãos foram doados por uma familiar da paciente. A doação em vida tem sido o principal foco na polémica, tanto mais que a experiência mais recente, na Turquia, a jovem (22 anos) que recebeu o útero de uma morta acabou por perder o bebé.

As mulheres que receberam o órgão têm cerca de 30 anos e ou nasceram sem útero, ou perderam-no devido a um cancro do colo do útero. O órgão transplantado não foi ligado às trompas, impossibilitando uma gravidez natural, mas contém os ovários. Antes das operações, foram recolhidos alguns óvulos para posterior fecundação artificial: o próximo passo será o transplante do embrião.

Os primeiros sinais apontam para o sucesso da experiência. De acordo com Mats Brännström, que preside ao departamento universitário de Obstetrícia e Ginecologia, algumas das mulheres já menstruaram após o transplante, uma prova de que os úteros estão funcionais e saudáveis. Tirando uma infeção e “pequenos episódios” de rejeição, as nove pacientes envolvidas tiveram alta e regressaram a casa alguns dias após a cirurgia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias