Categorias: Nas Notícias

Urgências em sobrecarga: Médicos apontam redução de profissionais como causa

Um dos motivos para a sobrecarga nas urgências hospitalares é, no entender dos médicos de clinica geral, a falta de recursos humanos. A AMCG adianta que agora se “nota mais” o problema “por haver menos serviços e menos colegas escalados”.

A sobrecarga nas urgências hospitalares, que nos últimos dias provocam esperas que em alguns casos rondam as 20 horas, não se deve apenas a um aumento da afluência devido aos casos de gripe e constipações típicas da época, no entender dos médicos de clínica geral. Rui Nogueira, vice-presidente da Associação de Médicos de Clínica Geral (AMCG), aponta a diminuição de especialistas e a desorganização de serviços como principais causas.

“Sentimos sempre nesta altura do ano, em janeiro, uma maior afluência aos serviços de urgência, particularmente quando começam as primeiras constipações e as gripes. Uma perceção de excesso de procura que ultimamente se está a notar mais por haver menos serviços e menos colegas escalados”, afirmou Rui Nogueira, citado pela Lusa.

Para resolver este “excesso de procura” nas urgências hospitalares e nas dos centros de saúde torna-se premente reorganizar a capacidade de resposta e de organização, defendeu o responsável da AMCG. “O que ouvimos aos colegas é que se notam equipas mais pequenas e mais restritas e, nos centros de saúde, temos algumas unidades a fechar”, complementou.

Rui Nogueira salienta também uma hipótese de reforçar os meios humanos: requisitando internos, em especial de quarto ano, em escala com um médico sénior: “em muito serviços ainda não estamos devidamente organizados para aproveitar esta força de trabalho, que poderia ser uma forma de minimizar o problema”.

Em resposta às acusações de rotura nas urgências do Serviço Nacional de Saúde, o Ministério garantiu que não existem casos desses, admitindo um aumento dos tempos de espera nas gravidades verdes e amarelas “como sempre ocorre nesta época do ano”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias