Mundo

UNESCO está a “acompanhar de perto” estado do património cultural de Macau

A Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) garantiu estar a “acompanhar de perto” o estado de conservação do património de Macau e o desenvolvimento urbanístico dos novos aterros.

A diretora do centro para o património mundial da UNESCO, Mechtild Rossler, afirmou que estas questões vão ser “acompanhadas com muita atenção”.

“O centro do património mundial expressou preocupação relativamente aos projetos de desenvolvimento dos novos aterros”, indicou Rossler, na resposta enviada à Associação Novo Macau (ANM) e que foi divulgada no domingo.

A responsável lembrou que o centro pediu às autoridades do território para apresentarem o plano diretor para os novos aterros antes de ser aprovado, bem como todas as propostas para os novos aterros, para revisão.

Rossler sublinhou que o centro pediu também o envio, até 01 de dezembro próximo, de um relatório atualizado sobre o estado de conservação dos edifícios, de acordo com a resposta enviada à ANM, que, em março, enviou um relatório não-governamental a expor “sérias preocupações” relativamente à gestão do Governo nesta área.

No documento, a ANM defendia a inclusão do corredor visual da colina da Penha para a zona B dos novos aterros e a revisão do despacho que estipula 52,5 metros como altura máxima dos edifícios nas zonas em redor do farol da Guia.

O Governo tem vindo a proceder, de forma faseada, à elaboração do texto oficial do Plano de Salvaguarda e Gestão do Centro Histórico que deve ser entregue à UNESCO em 2018, ou seja, com mais de três anos de atraso, dado que devia ter sido apresentado até fevereiro de 2015.

No âmbito de uma consulta pública sobre o futuro plano, o Instituto Cultural recebeu 1.900 opiniões, com a maioria dos participantes a apoiar a proposta de se acrescentar um corredor visual desde a colina da Penha até à ponte Governador Nobre de Carvalho, que liga a península de Macau à ilha da Taipa.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: MacauUNESCO

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias