Categorias: Nas NotíciasPaís

UGT e CGTP insatisfeitas com rumo das conversações no OE2020, CIP mais otimista

A UGT e a CGTP terminaram a reunião de Concertação Social insatisfeitas com o rumo das conversações com o Governo para o Orçamento do Estado de 2020, mas a CIP considera que o caminho está “a ser sinalizado”.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Concertação Social, o secretário-geral da UGT, Carlos Silva, falou em “desilusão” e lembra que não poderão ser só as empresas a ser beneficiadas e garantiu que as medidas apenas incidirem sobre a competitividade e “se não melhorarem os salários a UGT não estará disponível” para assinar o acordo.

“O Governo está mais preocupado em pôr a economia à frente do social”, esquecendo-se de que os rendimentos da classe média precisam de crescer, lamentou.

“Empurrar com a barriga para a frente com a promessa de que o IRS vai melhorar em 2022 não me parece justo”, acrescentou o líder da UGT, referindo que o Governo “deveria ir mais além, sobretudo na classe média”.

Como exemplo, Carlos Silva falou na criação de novos escalões de IRS e na melhoria das taxas intermédias, que só deverão acontecer a meio desta legislatura.

Da CGTP, Arménio Carlos começou por dizer que houve “subversão do discurso” e que o Governo apenas está a olhar para os empresários e para o financiamento das empresas, quando deveria “tratar do aumento dos salários”.

“Há muitas medidas para a parte patronal”, disse.

Do lado dos patrões, o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, mostrou-se satisfeito com as medidas sinalizadas pelo Governo, nomeadamente ao nível dos lucros reinvestidos, tributações autónomas e medidas para as PME (pequenas e médias empresas).

“Não vamos conseguir tudo em 2020, mas o caminho está sinalizado”, disse António Saraiva, acrescentando: “Gradualmente, orçamento após orçamento, vamos obter ganhos”.

“Temos que crescer sustentadamente no rendimento, crescendo na competitividade”, afirmou aos jornalistas no final da reunião.

Já João Vieira Lopes, da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), esteve um pouco menos otimista, reconhecendo que, apesar de o Governo “ter assumido algumas posições”, a estrutura já teve “grandes desilusões em anos anteriores”.

“Os avanços foram tímidos”, disse João Vieira Lopes.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje que os parceiros sociais concordam “em várias áreas” que irão fazer parte do acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.

“Hoje sinalizamos o facto de os parceiros estarem de acordo sobre as várias áreas que poderão fazer parte do acordo”, disse a governante à margem da reunião de Concertação Social.

De acordo com a ministra, a questão do aumento da capacidade fiscal dos agregados familiares, a valorização das famílias que tenham filhos, a qualificação e a formação dos trabalhadores e a simplificação foram algumas das medidas “que foram sinalizadas para terem algum sinal em sede de OE [Orçamento do Estado] 2020”.

À saída da reunião, que prosseguiu com a preparação do Conselho Europeu, com a presença do primeiro-ministro, Ana Mendes Godinho reafirmou aos jornalistas que o Governo quer concluir o acordo de rendimentos e competitividade no primeiro trimestre de 2020.

O Governo e os parceiros sociais voltaram hoje a discutir na Concertação Social o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.

A reunião, que inicialmente tinha como ponto único a preparação do Conselho Europeu dos dias 12 e 13, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, acabou por ser alargada ao acordo sobre competitividade e rendimentos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homeOE2020

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias