Cultura

UE aprova abertura formal de negociações com Austrália e Nova Zelândia

O Conselho da União Europeia (UE) autorizou hoje a Comissão Europeia a abrir negociações para um acordo comercial com a Austrália e a Nova Zelândia, adotando ainda as diretrizes para cada uma das negociações.

“A decisão tomada hoje de encetar negociações comerciais com a Austrália e a Nova Zelândia envia um sinal forte a ambos os países de que valorizamos as nossas parcerias com eles e desejamos reforçar os laços já existentes”, segundo um comunicado do Concelho.

A Comissão Europeia, por seu lado, salientou que a adoção das diretrizes pelos 28 Estados-membros dá luz verde ao início formal das negociações.

“Estes acordos serão negociados na maior transparência e esperamos que os Estados-membros mantenham este alto nível de transparência”, disse o presidente do executivo comunitário, Jean-Claude Juncker.

Os acordos de comércio livre (ACL) com os dois países visarão principalmente reduzir ainda mais as atuais barreiras ao comércio, eliminar os direitos aduaneiros sobre mercadorias e melhorar o acesso aos serviços e à contratação pública na Austrália e na Nova Zelândia.

Os setores suscetíveis de beneficiar mais dos ACL são os dos equipamentos para motores, da maquinaria, dos produtos químicos, dos alimentos transformados e dos serviços.

Os mandatos têm a preocupação especial de proteger setores vulneráveis como a agricultura, prevendo um tratamento específico para o comércio de produtos agrícolas. E preveem um quadro abrangente e moderno, baseado nos mais elevados padrões de proteção da mão-de-obra, da segurança, do ambiente, do clima e dos consumidores.

A UE já coopera estreitamente com a Austrália e a Nova Zelândia em questões de política económica e comercial no quadro de acordos de parceria que foram celebrados em 2008 e 2017, respetivamente.

Tem também acordos bilaterais com ambos os países sobre o reconhecimento mútuo de alguns certificados técnicos que, ao reduzir os custos dos ensaios e da certificação de exportações e importações, facilitam o comércio de produtos industriais. Embora, em geral, as barreiras ao comércio sejam limitadas, elas continuam a ser significativas nalguns setores, como a agricultura ou os produtos têxteis.

É o terceiro maior parceiro comercial da Austrália e as exportações da UE para este país consistem sobretudo em produtos manufaturados, enquanto as importações são dominadas por produtos minerais e produtos agrícolas.

As empresas da UE fornecem à Austrália serviços comerciais de um valor de cerca de 20 mil milhões de euros e realizam nesse país investimentos de um valor de mais de 160 mil milhões de euros (em 2016).

A UE é o segundo maior parceiro comercial da Nova Zelândia e as exportações para este país centram-se em produtos manufaturados e industriais, enquanto as importações são dominadas por produtos agrícolas.

As suas empresas realizam mais de 10 mil milhões de euros de investimento direto estrangeiro na Nova Zelândia.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias