Categorias: Economia

Turquia aproveita guerra da UE contra a Rússia de Putin

A Rússia fartou-se das objeções da União Europeia e cancelou o gasoduto South Stream, que ia abastecer vários países europeus. Quem saiu a ganhar foi a Turquia, que volta a ser alternativa para as rotas do gás natural e quer usar esse trunfo para aderir à UE.

A política energética está a dividir a União Europeia (UE), a virar a Rússia para oriente e a fazer renascer um ator político inesperado: a Turquia.

Em causa está o abastecimento de gás natural a partir da Rússia, cujo gasoduto principal rumo à UE atravessa a Ucrânia, um país onde grande parte da população é pró-russa e reivindica a secessão.

A Alemanha, o motor da economia europeia, contornou o problema ao assinar um protocolo bilateral com a Rússia para a construção de um gasoduto que passe a norte da Ucrânia. A alternativa é que deu origem ao conflito atual.

O gasoduto South Stream foi projetado para evitar a Ucrânia e abastecer os países da Europa do sul, atravessando o mar Negro rumo aos Balcãs e também à Itália, Hungria e Áustria.

Só que a Comissão Europeia não autorizou a Gazprom, a empresa estatal russa que lidera o projeto, a construir o gasoduto enquanto não respondesse a critérios definidos pelas regras europeias.

Ontem, durante a visita oficial à Turquia, o Presidente da Rússia anunciou ter-se cansado da pressão europeia e revelou que desistiu do South Stream e vai vender o gás natural à China e a outros países da Ásia.

“Nas circunstâncias atuais não se pode avançar com as obras do South Stream. Se a Europa não quer realizá-lo, então não será realizado”, afirmou Vladimir Putin, salientando que só a Bulgária (membro da UE) perde receita bruta anual a rondar os 400 milhões de euros por ano: “A Bulgária é um país soberano, mas para nós não faria sentido construir o gasoduto até à fronteira búlgara e deixá-lo ali”.

O anúncio de Putin chegou ao destinatário. Ainda ontem, o novo comissário europeu da Energia, Maros Sevkovic, assumiu a preocupação com a “segurança” do fornecimento de gás natural: “A evolução constante da paisagem energética é uma razão para a UE construir uma União da Energia, cuja prioridade é assegurar a segurança dos abastecimentos”.

Porém, essa “União da Energia” não será possível enquanto a UE continuar a não aceitar a Turquia como membro.

Para já, o regime de Ancara é o grande vencedor deste conflito energético entre os dois gigantes continentais: beneficiou de um desconto no gás russo e em breve terá um segundo gasoduto a partir da Rússia.

Mas o trunfo mais importante é ao nível da adesão à UE. Devido à localização estratégica, o território turco é vital para a passagem de qualquer gasoduto que traga gás natural da Ásia Central, do Azerbaijão, do Turquemenistão e, em especial, do Iraque e/ou do Irão.

Um eventual gasoduto que chegue à UE através da Turquia liberta os europeus da excessiva dependência das jazidas russas. Uma dependência que não afeta a Alemanha, que através do Nord Stream é abastecida diretamente pela Rússia e foi um dos principais atores, em 2009, do fim do Nabucco, o tão ansiado gasoduto que atravessaria a Turquia.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias