Nas Notícias

Trump felicita Senado norte-americano pela nomeação do seu candidato ao Supremo Tribunal

O Presidente dos EUA, Donald Trump, felicitou hoje o Senado norte-americano por ratificar o juiz Brett Kavanaugh para o Supremo Tribunal após uma cerrada votação (50-48), que confirmou a candidatura do magistrado.

“Aplaudo e felicito o Senado dos EUA por confirmar o nosso grande nomeado [em maiúsculas], o juiz Brett Kavanaugh, para o Supremo Tribunal. Mais tarde, hoje assinarei a sua designação e ele vai jurar [o seu novo cargo] oficialmente. Muito emocionante!”, assinalou Trump na sua conta oficial do Twitter após a votação que confirmou a sua escolha pessoal.

Trump tinha apoiado Kavanaugh em diversas ocasiões, em particular após o juiz ter sido acusado nas últimas semanas de supostamente abusar sexualmente de pelo menos três mulheres.

Pouco antes da votação no Senado, o Presidente assegurou em declarações aos jornalistas que o juiz é “uma pessoa extraordinária, um grande talento”, disse, no rescaldo da importante vitória política que obteve.

A confirmação de Kavanaugh para o Senado dos EUA deverá implicar uma maioria republicana e de cariz conservador na mais alta instância judicial dos Estados Unidos.

“Fará sentir-nos muito orgulhosos”, disse Trump antes de embarcar no avião presidencial em direção a um evento no estado do Kansas.

A Casa Branca juntou-se às felicitações dirigidas ao Senado e confirmou que Kavanaugh vai prestar o juramento oficial do seu cargo “ainda hoje, mas mais tarde”, segundo um comunicado de Raj Shah, porta-voz do gabinete presidencial.

Kavanaugh foi acusado publicamente por três mulheres de abusos sexuais, entre elas Christine Blasey Ford, que há uma semana contou a sua versão numa audiência pública perante o Senado sobre factos que supostamente ocorreram durante uma festa em 1982.

Na sexta-feira, Kavanaugh, já tinha vencido uma primeira votação preliminar do Senado no processo de confirmação para juiz do Supremo Tribunal, com 51 votos contra 49.

No entanto, a pressão social contra a confirmação de Kavanaugh reforçou-se nos últimos dias, com centenas de mobilizações em todo o país.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias