Categorias: Velocidade

Tiago Monteiro exige indemnização ao Estado por incumprimento de patrocínio à Ocean

Tiago Monteiro e o empresário José Guedes, através da Oceanational Motor SA, avançaram com uma ação judicial contra o Estado português a exigir uma indemnização de 9,4 milhões de euros por danos patrimoniais e não patrimoniais.

O processo é interposto devido ao incumprimento do acordo de patrocínio estabelecido entre a empresa e o anterior governo, liderado por José Sócrates em 2008, que totalizava seis milhões de euros. Acordo que não é reconhecido pelo atual executivo, alegando que não existe um contrato formalmente assinado.

Na altura do apoio dado à equipa Ocean Racing Technology – que disputava então o campeonato GP2 – pressupunha a participação da formação liderada por Tiago Monteiro e José Guedes na disciplina antecâmara da Fórmula 1 e a promoção, através da mesma, do Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

O governo ‘Sócrates’ acordou um financiamento de dois milhões de euros anuais durante três anos, canalizados para a Ocean através da Parkalgar, gestora da pista de Portimão.

Só que anterior executivo acabou por não honrar o compromisso, levando a que a Ocean viesse a encerrar por insolvência, levando a que Tiago Monteiro e José Guedes queiram agora ser ressarcidos pelos danos sofridos, interpondo um processo contra o Estado no Tribunal Admnistrativo e Fiscal do Porto no passado dia 7 de Setembro.

Segundo a Oceanational Motor SA esta recebeu o aval de Laurentino Dias, então secretário de Estado do Desporto, e que só por isso avançou para o projeto de constuição de uma equipa de GP2, e que foi o político a liderar o proceso que levou à assinatura de um contrato com a Parkalgar, em que o Estado se comprometia a suportar o custos envolvidos.

O que ficou explícito num memorando do próprio ex-governante por correio eletrónico, mas que não é reconhecido como válido pelo atual executivo, mas que permitiu o financiamento de parte da verba através de um financiamento por parte do BANIF.

Dos seus milhões de euros prometidos pelo governo, a equipa de Tiago Monteiro e José Guedes acabou por beneficiar de pouco mais de um milhão de euros. A parte que falta não é assumida pela Parkalgar, como fez questão de comunicar ao executivo em Janeiro de 2012.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias