Nas Notícias

Sindicato dos Enfermeiros saúda aumento de 523 milhões na Saúde

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) valorizou hoje o aumento de 523 milhões de euros do orçamento do Ministério da Saúde para 2019, sublinhando que “há agora melhores condições económicas” para a negociação da carreira.

A verba para a carreira de enfermagem sairá do orçamento do Ministério da Saúde, que acresce em mais 500 milhões de euros em 2019: “Portanto há agora melhores condições económicas, e está tudo em aberto para a negociação da carreira e para chegarmos e um bom resultado se esse for o desejo do Ministério da Saúde”, disse José Carlos Martins numa conferência de imprensa em frente do Hospital São José, em Lisboa, onde fez o balanço da greve dos enfermeiros.

“É um acréscimo que valorizarmos, registamos. Possivelmente continuará a ser insuficiente, a não ser que se tomem medidas a médio e longo prazo com um profundo impacto naquilo que é a promoção e a prevenção da saúde e naquilo que é a resposta à doença crónica e no âmbito dos cuidados paliativos”, sublinhou o presidente do SEP.

Estas medidas traduzem-se numa aposta nos “cuidados de continuidade, nos cuidados de proximidade, em casa das pessoas”, que “evitariam milhares de euros gastos com o internamento destas pessoas nos hospitais”, explicou.

Sobre os profissionais de saúde, José Carlos Martins disse que, desde o início da legislatura foram admitidos cerca de 9.000, mas, sublinhou, “importa reter que este não é garantidamente o saldo final de efetivos”.

“Este são os trabalhadores contratados, falta retirar a estes todos aqueles que saíram”, disse, dando como exemplo os enfermeiros, em que “há uma profunda carência” destes profissionais nos cuidados de saúde, sendo necessário admitir mais, defendeu o presidente do SEP.

O Ministério da Saúde terá no próximo ano 10.922 milhões de euros para gastar, o que corresponde a um aumento de 5 por cento, mais 523 milhões de euros face ao estimado para 2018.

A proposta de Lei do OE2019, aprovada pelo Governo no sábado, foi entregue na noite de segunda-feira no parlamento, onde será discutida e votada na generalidade a 29 e 30 de outubro. A votação final global está agendada para 29 de novembro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias