Nas Notícias

Sec. Estado apupado devido a alterações ao regime do Associativismo Jovem

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto foi hoje apupado devido às alterações ao regime jurídico do Associativismo Jovem, mas assegurou que são infundadas as razões da contestação e prometeu que não vão acabar as “associações presididas por não jovens”.

Na sessão de abertura do 16.º Encontro Nacional de Associações Juvenis, no Estoril, Cascais – e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – o ambiente de festa e música contrastou com os assobios e apupos que João Paulo Rebelo recebeu quando foi chamado ao palco e, também, antes e durante a sua intervenção.

“Fui brindado com mimos desta plateia legitimamente que, aparentemente, manifesta um desacordo com a lei aprovada a 03 de maio em Conselho de Ministros”, disse, referindo-se à proposta de lei que altera o regime jurídico do Associativismo Jovem.

Uma das alterações da proposta de lei do Governo, que está agora na Assembleia da República, prende-se com o limite de idade do presidente da associação juvenil, que ficará agora fixada nos 30 anos à data da eleição.

Entre os críticos presentes, que chegaram a interromper a intervenção do secretário de Estado, ouviam-se maioritariamente vozes de pessoas mais velhas, que chegaram a acusar João Paulo Rebelo de estar a mentir quando este disse que “não se vai acabar com associações presididas por não jovens”, lamentando que se esteja a assistir “a muita desinformação”.

O secretário de Estado foi perentório ao assegurar que apesar de se querer “estimular a liderança dos jovens, evidentemente não se fecha os olhos ao trabalho importante que é feito por muitas associações juvenis, que apesar de não serem lideradas por jovens, trabalham com jovens e trabalham para jovens”.

“Assim mesmo, com o intuito de espelhar a diversidade do movimento associativo, a proposta contempla a criação das associações de caráter juvenil. Associações que demonstrem trabalhar maioritariamente com e para jovens, mesmo que não sejam lideradas por jovens”, explicou.

Em ambos os casos, as associações juvenis e associações de caráter juvenil, “farão parte do registo nacional do associativismo jovem”, garantiu João Paulo Rebelo.

No final da sua intervenção de 25 minutos, na qual explicou detalhadamente o novo regime proposto pelo Governo, já só se ouviram apenas palmas e não apupos.

Seguiu-se o discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de se dirigir ao Secretário de Estado da Juventude e do Desporto para lhe dizer: “a política é assim. Umas vezes somos aplaudidos outras vezes somos apupados. E que ninguém deixa de fazer política por ser aplaudido ou por ser apupado”.

O Presidente da República reconheceu “a coragem” de João Paulo Rebelo de ter explicado a proposta de lei detalhadamente apesar da contestação.

“Certamente tem a sensibilidade e os deputados terão a sensibilidade para perceber que é preciso também apoiar as associações de caráter juvenil que traduzem uma realidade social muito importante na comunidade portuguesa”, apelou.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias