Cultura

Realizador Asghar Farhadi viaja até Espinho em junho para o FEST

O premiado realizador iraniano Asghar Farhadi, autor de “Uma separação” e “O vendedor”, vai estar em junho no Festival Novos Realizadores, Novo Cinema (FEST), que decorrerá em Espinho, anunciou hoje a organização.

O cineasta participará num dos programas paralelos do festival, o Training Ground, uma secção educativa com debates e aulas para “cineastas emergentes”.

A 14.ª edição do FEST decorrerá entre 18 e 25 de junho, cerca de um mês depois de Asghar Farhadi ter estreado o filme “Todos lo saben” na abertura do festival de cinema de Cannes, em França.

Asghar Farhadi, 46 anos, argumentista e realizador, tem um percurso de duas décadas na realização de cinema e televisão, com grande parte dos filmes a integrarem festivais e a serem premiados no Ocidente.

“Todos lo saben”, rodado em Espanha e protagonizado por Javier Bardem e Penélope Cruz, é o mais recente filme de Farhadi e teve estreia mundial no início de maio no festival de Cannes, onde integrou a competição oficial.

Anteriormente rodou, entre outros, “Uma separação” (2011), “O passado” (2013) e “O vendedor” (2016), todos eles estreados em Portugal e premiados internacionalmente, nomeadamente em Cannes e em Berlim.

Farhadi é dos poucos realizadores que foram distinguidos duplamente com um Óscar de melhor filme estrangeiro, pelos filmes “Uma separação” e “O vendedor”, embora o realizador se tenha recusado a ir aos Estados Unidos receber o galardão deste último, em protesto pelas medidas anti-imigração de Donald Trump.

Além de Asghar Farhadi, este ano no campo de treino do festival de Espinho estarão outros nomes da área como os argumentistas britânicos Christopher Hampton e David Seidler, o realizador norte-americano Roman Coppola, a produtora Polly Duval e a editora Gabriella Cristiani.

Outro dos eventos paralelos do festival é o FEST – Pitching Forum, onde os realizadores têm oportunidade de apresentar projetos a agentes do setor, como produtores e financiadores.

Em edições anteriores, o Training Ground contou com a presença de nomes como o cineasta húngaro Béla Tarr, o diretor de fotografia Ed Lachman, a atriz Melissa Leo e o ‘designer’ Allan Starski.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: CinemaEspinho

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias