Categorias: Nas Notícias

Quase um quinto dos portugueses estava em risco de pobreza há dois anos

Números do INE indicam que 1,8 milhões de portugueses estavam em risco pobreza, em 2010. Inquérito às Condições de Vida e Rendimento assinala um crescimento de 0,1 por cento, em comparação com o ano anterior. As famílias com mais de dois filhos ou apenas com um adulto são as mais vulneráveis: 27,9 por cento e 34,5 pontos, respetivamente.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 1,8 milhões de portugueses enfrentavam uma situação de risco de pobreza, o que corresponde a 18 por cento da população.

No Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, conclui-se que houve um aumento de 0,1 por cento em 2010, comparativamente com o ano de 2009 (17,9 pontos percentuais). No entanto, a realidade de 2011 e 2012, que não é alvo de estudo, apresentará valores mais elevados, em virtude de fatores como o aumento de desemprego e queda de rendimentos da população empregada.

Já no que diz respeito a famílias com famílias dependentes, o estudo do INE – que foi publicado nesta sexta-feira – apresenta um aumento superior: situa-se nos 20,1 por cento, mais um ponto do que em 2009.

Os riscos de pobreza crescem quando os agregados familiares são formados por um adulto e uma criança dependente, ou por dois adultos e mais do que duas crianças dependentes. No primeiro caso, o risco atinge os 27,9 por cento, enquanto no segundo estava, em 2010, nos 34,5 por cento.

A única franja da população que assinala um decréscimo é a população idosa: em 2010, 20 por cento dos idosos enfrentavam riscos de pobreza, segundo o INE, menos um ponto do que o ano de 2009.

Relativamente aos menores de idade, os riscos situam-se nos 22,4 por cento, enquanto na população ativa aumentaram de 15,7 de 2009 para 16,2 por cento verificados em 2010, neste inquérito às condições de vida.

Numa análise à população sem emprego, assinala-se em 2010 uma taxa de 36 por cento de risco de pobreza, o que representava, nesse ano, uma descida de 0,4 por cento, relativamente a 2009.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias