Categorias: Mundo

“Putin está a fazer quase o mesmo que Hitler”, terá dito o príncipe Carlos

O príncipe Carlos terá comparado, numa conversa com uma refugiada, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao ditador nazi, Hitler. O comentário, sobre a anexação da Crimeia, saltou da esfera privada para o debate político no Reino Unido. Moscovo não alimenta a polémica.

Uma conversa privada sobre a II Guerra Mundial e a recente anexação da Crimeia pode ter aberto a porta a uma frente de batalha diplomática entre o Reino Unido e a Rússia.

Numa visita ao Canadá, o herdeiro da coroa britânica, Carlos, terá comparado Vladimir Putin, o Presidente da Rússia, ao infame ditador nazi, Adolf Hitler.

Ao comentar o caso da Crimeia, península que se separou da Ucrânia para se unir ao território russo, o príncipe terá dito que “Putin está agora a fazer quase o mesmo que Hitler”.

O comentário terá sido proferido para Marienne Ferguson, que nos anos 40 teve de deixar a Europa para fugir ao regime nazi, que ainda assim executou vários elementos da família.

Apesar de privada, a conversa foi relatada pelo Daily Mail e a refugiada admitiu a “honestidade” do príncipe Carlos.

“Devo dizer que concordo com ele e que muitas pessoas também concordarão. Fiquei muito surpreendida por ele ter feito o comentário, até porque não é suposto que eles digam este género de coisas, mas foi muito sincero e honesto”, argumentou Marienne Ferguson, numa entrevista ao mesmo jornal.

Como o caso ocorreu no âmbito de uma conversa privada, a família real britânica não proferiu qualquer comentário sobre o assunto. Porém, vários agentes políticos do Reino Unido estão a criticar abertamente a alegada frase do principal herdeiro da coroa.

Mike Gapes, deputado do partido trabalhista, deu voz à corrente popular que pretende a resignação de Carlos. A defesa do príncipe coube ao vice-primeiro-ministro, que lembrou que qualquer cidadão “é livre de se expressar”, mesmo que pertença à realeza e sobretudo por ter falado em privado.

A Rússia, por enquanto, está em silêncio. O único comentário do Kremlin veio através de um jornal local, citado pelo britânico The Guardian: com este tipo de afirmações, o príncipe arrisca “espoletar um escândalo internacional”.

A questão poderá ser resolvida entre os principais envolvidos: é que está para breve a comemoração dos 70 anos do ‘Dia D’ (desembarque na Normandia), na qual estarão presentes o príncipe Carlos e Vladimi Putin.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias