Categorias: Nas Notícias

PSD: Passos lança Rangel nas europeias para travar Rui Rio

Passos Coelho pretende que Paulo Rangel volte a encabeçar a lista do PSD nas eleições europeias, avança o Sol. Como o eurodeputado é próximo de Rui Rio, o presidente ‘laranja’ aposta em retirar margem de manobra ao ex-autarca do Porto.

O presidente do PSD, Passos Coelho, pretende que o número um nas últimas eleições europeias, Paulo Rangel, volte a encabeçar a lista, avança hoje o Sol. De acordo com o semanário, esta decisão tem uma dupla vantagem para o atual primeiro-ministro: cede o mediatismo a um eurodeputado pouco associado ao Governo e ‘rouba’ um aliado a Rui Rio.

Os contextos explicam-se em poucas linhas: Passos derrotou Rangel (e Aguiar-Branco) na liderança pelo PSD, em 2010, e o atual eurodeputado tem sido um crítico interno do rumo do partido. No último Conselho Nacional, Rangel terá sido um dos ‘animadores de serviço’, depois de ter sido acusado por Aguiar-Branco de não ter apoiado Luís Filipe Menezes (Câmara) e o próprio Aguiar-Branco (Assembleia Municipal) nas autárquicas de setembro.

O primeiro-ministro ficou imune à discussão entre o eurodeputado e o ministro da Defesa, apesar dos ‘passistas’ terem apoiado a facção de Aguiar-Branco. Citando uma fonte que não identifica, o Sol adianta que Passos Coelho prefere manter Paulo Rangel em Bruxelas e reconhece um trabalho positivo no Parlamento Europeu.

Se Rangel aceita o convite para voltar a ser o cabeça de lista do PSD, nas eleições europeias previstas para maio de 2014, ficará a liderar o dossiê da campanha, para evitar que o desgaste do exercício governativo penalize o partido, à semelhança do que ocorreu nas autárquicas de setembro.

Um outro motivo é a proximidade de Paulo Rangel a Rui Rio. O antigo presidente da Câmara do Porto tem sido publicamente desafiado, por várias figuras do PSD, a avançar para a liderança do partido. Ao renovar o convite a Rangel, Passos Coelho antecipa-se e retira um eventual apoio de peso a Rui Rio, reforça o semanário.

A alicerçar esta ideia está uma afirmação de ontem do eurodeputado, quando comentava as eleições para a concelhia do Porto: Paulo Rangel assegurou que não tem “fidelidades nenhumas a ninguém no sentido de pertenças pessoais”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias