Categorias: Nas NotíciasPaís

“PSD não pode dizer que vai rejeitar” apoio do Chega, diz vice-presidente

Nuno Morais Sarmento, vice-presidente do PSD, afirmou que o partido “não pode dizer que vai rejeitar” um evental apoio do Chega a nível nacional.

O acordo entre PSD e Chega nos Açores continua a dominar a agenda política e Morais Sarmento, antigo presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do partido, saiu em defesa pública do presidente.

“Rui Rio, que até há três semanas era acusado pelos media de ser de esquerda, agora de repente deu uma cambalhota e é um perigoso direitista. Eu atiro-me para o chão a rir com isto”, comentou o ex-ministro, em entrevista à Renascença e ao Público.

O PSD chegou a acordo com o Chega nos Açores porque este partido, que tem “posições xenófobas” e “racistas”, declarou apoio às medidas propostas pelos sociais-democratas.

“O que vemos é um apoio por parte de um partido, o Chega, a uma proposta política que não é deles, mas que é do PSD, CDS e PPM”, frisou Morais Sarmento.

“O PSD não pode dizer que vai rejeitar, nem ninguém pode, no seu perfeito juízo, dizer: ‘Não, eu não deixo que votem em mim’. (…) Já viu alguém recusar o apoio ou o voto de alguém? Diga-me como é que isso funciona. O apoio às nossas propostas não se recusa”, acrescentou.

O vice-presidente do PSD comparou o apoio do Chega ao que PCP e Bloco de Esquerda (BE) deram ao PS na famosa geringonça.

“O BE saúda a Venezuela, a Coreia do Norte, e propõe a via revolucionária trotskista. O PCP afirma a nacionalização dos principais meios de produção”, salientou o dirigente laranja.

“Politicamente, extrema-direita e extrema-esquerda, na medida em que são partidos que negam a democracia, em que admitem outras vias que não as tradicionais democráticas que todos subscrevemos, para mim estão à mesma distância”, reforçou.

“Fizemos um acordo com o CDS e o PPM e há dois partidos, que são o Chega e o Iniciativa Liberal, que apoiaram essa solução política. Também era estranho que fossem apoiar uma solução de esquerda. Ao contrário de António Costa, que ouvimos todos os dias virar-se para o BE e dizer: ‘É convosco que eu quero fazer caminho’, não nos ouve dizer isso ao Chega”, finalizou o vice-presidente do PSD.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias