Categorias: Nas Notícias

Projeto ‘Heróis da Fruta’ chegou às escolas de 161 concelhos portugueses

A quarta edição do programa desenvolvido pela APCOI, que incentiva as crianças a consumir mais fruta, decorre até ao final do ano letivo 2014/2015

Depois do sucesso das três edições anteriores que envolveram a participação de 136 205 alunos, a APCOI – Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil voltou a lançar o desafio às escolas de todos os distritos de Portugal Continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira para continuarem a prevenir a obesidade infantil e as restantes doenças associadas, no ano letivo 2014-2015.

Escolas de 161 dos 308 concelhos portugueses aceitaram o desafio e aderiram à quarta edição do projeto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável»’ – que inclui um programa educativo de intervenção motivacional com o objetivo de aumentar o consumo diário de fruta nas crianças até aos 10 anos.

São já 57 no total, as juntas de freguesia, câmaras municipais e os dois governos regionais que se envolvem na implementação e coordenação do projeto nos jardins de infância e escolas de ensino básico de 1º ciclo.

Para a APCOI, estas parcerias com o Poder Local representam um enorme passo no sentido de difundir esta iniciativa a cada vez mais crianças. “Nesta edição, tal como nas anteriores, contamos com participações de estabelecimentos de ensino de todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a todas as escolas do país” afirmou Mário Silva, presidente e fundador da APCOI.

Este projeto de âmbito nacional tem como objetivos a promoção de uma aprendizagem real, incentivando a ingestão diária de fruta pelas crianças portuguesas como primeira opção para o lanche escolar.

Sabendo que o lanche é, em regra, preparado em casa, a iniciativa pretende também sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do consumo da fruta nos lanches e nas restantes refeições.

O projeto, desenvolve-se em três etapas distintas que motivam as crianças e mobilizam os adultos para que assumam o compromisso da ingestão de fruta todos os dias, valorizando a sua importância na alimentação e na manutenção da saúde.

Na primeira etapa, de 12 semanas escolares, as crianças estimulam o gosto pela fruta através de jogos e atividades pedagógicas realizadas na sala de aula.

Na segunda etapa, os alunos participam numa competição nacional na qual partilham com os familiares e comunidades locais os conhecimentos adquiridos sobre alimentação saudável, através da elaboração de um ‘hino da fruta’.

Na última etapa, as crianças recebem um “diploma de herói de fruta” que comprova terem concluído com sucesso o desafio proposto. Além disso, os hinos vencedores, escolhidos pelo júri do projeto, recebem na escola a visita dos “heróis” da APCOI com uma peça de teatro interativa.

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos.

Fundada em 2010, tem como missão ajudar a criar um mundo melhor para as futuras gerações, através de iniciativas que valorizem a saúde das crianças, promovam o combate ao sedentarismo ou à má nutrição e previnam a obesidade infantil e todas as doenças associadas.

A APCOI é composta por um grupo de voluntários preocupados com a saúde infantil, que se mobilizam em torno da responsabilidade de transmitir melhores hábitos de vida às crianças, ajudando-as a escolher as opções mais saudáveis.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias