Categorias: Mundo

Fim do Google News em Espanha, após nova Lei da Propriedade Intelectual

Dia 16 de dezembro encerra o Google News em Espanha, por decisão do motor de busca, em resultado da Lei da Propriedade Intelectual. A nova legislação, que entra em vigor em Espanha no dia 1 de janeiro de 2015, levou a Google a acabar com o serviço, naquele país,

A Lei da Propriedade Intelectual entra em vigor em Espanha no dia 1 de janeiro de 2015 e levou a Google a encerrar o seu agregador de notícias naquele país.

“Lamentamos, mas em virtude das alterações na legislação em Espanha, eliminaremos os meios de comunicação social espanhóis do Google News e fecharemos o Google News em Espanha a 16 de dezembro”, explicou Richard Gingras, responsável máximo pelo serviço na Europa.

De acordo com a nova lei, todos os agregadores de notícias – como o Google News – passam a estar obrigados a pagar uma taxa aos meios de comunicação, por publicarem conteúdos cuja propriedade intelectual não lhes pertence.

Assim, os responsáveis daquele serviço da Google decidiram que a alternativa que resta é acabar com o Google News, decisão que poderá ser aplicada noutros países que adotem legislação idêntica.

A ‘batalha’ entre o Google News e os grandes operadores da comunicação social não é nova. Em causa está, segundo esses operadores, a utilização de partes de textos que estão protegidos por direitos de autor.

A Google protege-se com o argumento de que não utiliza esses conteúdos com fins lucrativos – o seu agregador de notícias não tem publicidade e os meios de comunicação que integram o Google News fazem-no por sua iniciativa.

A verdade é que este serviço da Google permite grandes vantagens aos meios de comunicação, que têm no agregador de notícias uma montra para conteúdos online.

E esses conteúdos online, que começaram por ser gratuitos, estão já a ser vendidos por alguns jornais – em Espanha, em Portugal e em todo o mundo.

Com o fim do Google News, talvez os mais prejudicados sejam os órgãos de comunicação.

Recorde-se que a Google foi proibida, em 2011, de inserir ligações aos jornais brasileiros no Google News. A Associação Nacional de Jornais do Brasil, representante de 90 por cento da imprensa brasileira, avançou com esta medida por considerar que o agregador “não ajudava a aumentar as audiências”.

No entanto, contas feitas, depois deste ‘protesto’, os meios de comunicação registaram uma perda de cinco por cento nas receitas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

27 de maio, nasce Isadora Duncan, a dançarina que quebrou as regras

Isadora Duncan nasceu em São Francisco, a 27 de maio de 1877. É considerada a…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias