Previsão de chuva e vento forte neste início da semana

A semana começa com… mau tempo. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para chuva e vento forte, com as temperaturas mínimas a descerem amanhã. Devido ao vento forte, dez distritos estão agora sob aviso amarelo, em vigor até às 18h00.

A culpa, adiantou a meteorologista Maria João Frada, deve-se à “passagem de uma superfície frontal fria de atividade fraca” pelo território nacional, atravessando desde as regiões do norte e centro de Portugal até ao sul.

“Prevê-se que, na sua passagem, ocorra chuva e depois da sua passagem a chuva passará a aguaceiros na região a norte do sistema Montejunto/Estrela, que poderão ser mais intensos e de granizo”, acrescentou a especialista do IPMA, citada pela Lusa, acrescentando que a partir do meio da tarde diminuem de frequência.

Hoje será um dia “com muito vento”, soprando de moderado a forte e com rajadas que podem atingir os 80 quilómetros hora de modo geral e em todo o território nacional: “O vento tende depois a diminuir de intensidade e o dia será de céu pouco nublado ou limpo com mais nebulosidade nas regiões a norte do sistema Montejunto/Estrela durante a tarde”.

Por causa do vento, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso amarelo.

Os distritos de Coimbra, Lisboa e Leiria estão também sob aviso amarelo devido à agitação marítima, dada a previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros.

O regresso do frio

A previsão do IPMA destaca também uma descida das temperaturas mínimas, “muito perto dos zero graus no interior norte e centro”, sendo provável a “formação de gelo ou geadas em especial nas regiões do interior”.

As temperaturas máximas rondam os 12 a 14 graus Celsius a nível nacional, com exceção da costa sul do Algarve, onde podem atingir os 16 graus, enquanto nas zonas das serras do norte e centro não ultrapassarão os 10 graus.

Terça-feira será também um dia com muito vendo, sobretudo no litoral do continente e nas terras altas, com rajadas que podem atingir os 70 quilómetros/hora, concluiu Maria João Frada.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: ChuvaFrioTempoVento

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias