País

Presos com direito a dentista e óculos gratuitos

Entidades públicas e privadas juntam-se para celebrar protocolos que permitem aos presos, com carência económica, de Izeda, em Bragança, beneficiar de serviços na área da saúde, como oferta de consultas de dentistas dentro da cadeia e óculos graduados gratuitos.

Os protocolos foram assinados na passada quarta-feira e vão dotar os reclusos com benefícios na área da saúde. Deste modo, a Unidade Local de Saúde do Norte (ULS) disponibilizará um dentista para consultas num espaço que será equipado pelos serviços prisionais.

Também a Cruz Vermelha de Bragança e uma empresa privada juntaram-se para garantir a distribuição gratuita de óculos graduados aos presos com carência económica comprovada.

Helena Mesquita Ribeiro, a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, esteve presente na cerimónia de assinatura dos protocolos. Também inaugurou um espaço para visitas íntimas no estabelecimento prisional de Izeda, que tem 251 reclusos. A secretária de Estado sublinhou que “é fundamental” cuidar da reinserção social em todos os aspetos, principalmente na área da saúde.

“Temos problemas ao nível da saúde em ambiente prisional, por isso mesmo está previsto no Orçamento do Estado deste ano uma autorização para o Ministério da Justiça contratar cerca de 60 enfermeiros e mais de vinte médicos porque nos encontramos efetivamente depauperados a esse nível”, explicou.

A criação destes quartos para visitas íntimas nas cadeias é outra medida em vista, “numa ótica de regionalização nos 49 estabelecimentos” prisionais portugueses. O diretor-geral explicou que os próximos estabelecimentos a usufruir destas medidas será Coimbra, que vai beneficiar Aveiro, a seguir Pinheiro da Cruz, assim sucessivamente.

“Vamos a tentar espalhar este tipo de facilidades por todo o território, primeiro criando uma rede e depois quando houver mais meios financeiros podendo dentro do possível daquilo que é uma boa gestão de recursos públicos ter em todo o lado”, declarou.

Na área da saúde, um dos parceiros em Bragança é a ótica de Rui Santos, que há cerca de 10 anos mantém uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Izeda, em que oferece óculos graduados aos reclusos com baixo poder económico. Agora terão também a colaboração da Delegação de Bragança da Cruz Vermelha. Ao longo dos anos, a empresa ótica já distribuiu 200 pares de óculos graduados gratuitamente.

Na próxima semana, será celebrado o próximo protocolo com a Câmara Municipal de Olhão, no Algarve.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias