Nas Notícias

Presidente timorense vai estudar lista de membros do Governo antes da posse

O Presidente timorense afirmou hoje que vai estudar a lista de membros propostos para o VIII Governo pelo primeiro-ministro nomeado, Taur Matan Ruak, para garantir que o executivo tem elementos com “capacidade e autoridade”.

“Estou como Presidente a apreciar a lista que me foi apresentada hoje pelo primeiro-ministro nomeado Taur Matan Ruak e a verificar todo o elenco governamental para garantir a coesão, a dignidade do Estado e, particularmente, do Governo”, disse Francisco Guterres Lu-Olo aos jornalistas.

“Toda a gente quer que o Governo seja um Governo com pessoas com capacidade e que pelo menos tenham alguma autoridade para agir como membros do Governo. Estou atento a isso”, referiu, ao responder a perguntas sobre se vai questionar a inclusão no executivo de elementos que estejam envolvidos em casos com a justiça timorense.

Lu-Olo lembrou que é competência do Presidente nomear os membros do Governo apresentados pelo primeiro-ministro e, como tal, tem a “prorrogativa de dizer uma palavra sobre essas pessoas que vão fazer parte” da equipa governativa.

“O PR não tem motivos pessoais nesta questão sobre ‘A’ ou ‘B’. O Presidente quer garantir a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições públicas”, sublinhou.

Francisco Guterres Lu-Olo falava aos jornalistas no Palácio Presidencial horas depois de nomear, formalmente, o antecessor no cargo, Taur Matan Ruak, como o próximo primeiro-ministro, que toma pose com o resto do executivo na sexta-feira.

O chefe de Estado timorense explicou que a lista tem “cerca de 39 membros”, entre os quais “uma dezena” de ministros e 11 vice-ministros. “Vou estudar a lista e amanhã [quinta-feira] informar o senhor primeiro-ministro nomeado se está, ou não, tudo bem”.

Lu-Olo nomeou hoje Taur Matan Ruak como novo primeiro-ministro de Timor-Leste.

“É nomeado primeiro-ministro o senhor Taur Matan Ruak, com efeitos a partir de 22 de junho de 2018”, refere o curto decreto de três parágrafos de Francisco Guterres Lu-Olo, publicado no Jornal da República.

O texto recorda que a Constituição atribui ao chefe de Estado a “competência para nomear o primeiro-ministro, ouvidos os partidos políticos representados no Parlamento Nacional”.

O elenco do próximo Governo é formado por elementos dos três partidos que integram a Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), que venceu as legislativas antecipadas com maioria absoluta.

Ainda que a lista do executivo não tenha sido divulgada, fontes da AMP confirmaram que o “número dois” será Xanana Gusmão, líder da coligação e presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT).

O executivo toma posse na próxima sexta-feira, numa cerimónia no Palácio de Lahane, nos arredores da capital timorense.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Timor-Leste

Artigos relacionados

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias