Nas Notícias

Prémios Gulbenkian para Article 19, O Espaço do Tempo, É Uma Casa e Coopérnico

A organização britânica Article 19, de defesa da liberdade de expressão, a associação cultural O Espaço do Tempo, o projeto É Uma Casa e a cooperativa Coopérnico foram distinguidas com os prémios Gulbenkian 2018, anunciou hoje a fundação.

O prémio internacional, no valor de 100 mil euros e subordinado a questões sobre Direitos Humanos, foi atribuído à Article 19, organização não-governamental que desenvolve, desde 1987, “uma acesa luta contra a censura e apoia vozes dissidentes um pouco por todo o mundo”, afirma a fundação.

A propósito da atribuição do prémio, o júri, presidido pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio, sublinhou a “firme resposta” da Article 19 aos “desafios e ameaças à liberdade de expressão e informação que minam os direitos humanos, a democracia e o Estado de Direito”.

No âmbito dos prémios Gulbenkian, a fundação atribui ainda galardões nacionais que distinguem projetos de relevo nas áreas do Conhecimento, Coesão e Sustentabilidade, com um valor monetário de 50 mil euros cada.

Na área do Conhecimento, é reconhecida a associação cultural O Espaço do Tempo, fundada pelo coreógrafo e programador Rui Horta em Montemor-o-Novo, pelo “impacto indiscutível” e “a forte ligação à comunidade local, nomeadamente às escolas”.

O prémio de Coesão será entregue ao projeto “É Uma Casa, Lisboa Housing First”, da associação Crescer Na Maior, que disponibiliza casas para “pessoas em situação de exclusão e vulnerabilidade social”.

O júri elogia “a capacidade deste projeto para inspirar políticas públicas em Portugal, onde se estima existirem cerca de 3.500 sem-abrigo”.

Na categoria de Sustentabilidade, o prémio Gulbenkian é atribuído à Coopérnico, “a única cooperativa de energias renováveis existente em Portugal”.

“A sua gestão democrática e sem fins lucrativos nas áreas da produção, comercialização e eficiência energética mereceu o aplauso do júri”, lê-se na nota de imprensa.

Os Prémios Gulbenkian serão entregues na sexta-feira, às 18:30, em Lisboa, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, coincidindo com o dia da morte do empresário arménio Calouste Gulbenkian (20 de julho de 1955).

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ArtesGulbenkian

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias