Categorias: CulturaNas Notícias

Prémio, maratona e recital de Marc Coppey homenageiam Suggia na Casa da Música

O Prémio Suggia para jovens violoncelistas, uma maratona de jovens praticantes do violoncelo, e um recital do francês Marc Coppey são as iniciativas da Casa da Música para a homenagem anual a Guilhermina Suggia (1885-1950), de sábado a 06 de julho.

A homenagem arranca este sábado, pelas 16:00, com uma série de recitais dos sete candidatos à sexta edição do Prémio Internacional Suggia/Casa da Música, com alunos da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Reino Unido e Suíça.

Petar Pejcic, Élia Cohen Weissert, Miguel Balloussier Braga, Cansin Kara, Jeremy Garbarg, Hyazintha Andrej e Ben Tarlton vão interpretar obras de Bach, Brahms, Schubert, Prokofiev, Ginastera, Stravinsky ou Debussy, entre outros, no sábado e no domingo à tarde, em atuações com entrada livre.

Destas atuações sairão os três finalistas, que voltam a subir ao palco da Sala Suggia pelas 21:00 de dia 05 de julho, sexta-feira, desta feita a acompanhar a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direção musical de Pedro Neves.

Os concertos para violoncelo e orquestra ainda vão ser anunciados, num momento que definirá o vencedor do prémio e os aproxima da orquestra portuense, desta feita com um maestro que também começou por este instrumento.

Na terça-feira, 02 de julho, é a vez de Marc Coppey subir ao palco da Sala 2 para um recital que arranca com a terceira suite para violoncelo de Bach, seguindo-se “Strophes sur le nom de Sacher”, do francês Henri Dutilleux, e a sonata para violoncelo do húngaro Zoltán Kodály.

Coppey irrompeu na cena internacional ao vencer os galardões principais do Concurso Bach de Leipzig, em 1988, e desde então tem tocado um pouco por todo o mundo, com orquestras ou a solo.

A Casa da Música destaca, no programa, o músico como “uma das grandes referências do violoncelo”, não só por ser “um intérprete de referência das suites de Bach” e de grandes concertos, mas também por tocar “obras em estreia mundial e reportório menos conhecido” noutros recitais.

No dia seguinte ao concerto dos finalistas, 06 de julho, a música começa pela manhã a encher a Casa por toda a parte, com uma maratona de jovens violoncelistas de várias escolas vocacionais.

O evento organiza-se todos os anos e é semelhante a uma outra maratona, para homenagear a pianista Helena Sá e Costa (1913-2006), no mesmo sítio, e tem “em cada nova edição mais participantes e mais espetadores”, pode ler-se na apresentação.

Nascida no Porto a 27 de junho de 1885, Guilhermina Suggia estudou primeiro com o pai, Augusto de Medim Suggia, violoncelista do Real Teatro S. Carlos.

A artista atuou pela primeira vez em público aos sete anos e aos 13 integrou o Quarteto Moreira de Sá, tendo posteriormente estudado no Conservatório de Leipzig com Julius Klengel.

Viveu com Pablo Casals em Paris, entre 1906 e 1913, num ‘duo ibérico’ que tocou por toda a Europa, antes de chegar a Inglaterra, onde foi bem recebida pela crítica e forjou carreira como solista, num tempo em que esse caminho era raro para mulheres.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Casa da Música

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias