Categorias: Nas Notícias

Portugueses viajam mais, mas poupam nas dormidas

Aumentou o número de viajantes residentes em Portugal que optou por utilizar o alojamento particular gratuito em detrimento da oferta hoteleira, revela um estudo publicado hoje pelo INE. Segundo os dados revelados, foram 3,4 milhões as viagens realizadas, sendo que 76,2 por cento dos viajantes não pagaram pela estadia.

Os portugueses realizaram, no primeiro trimestre de 2012, cerca de 3,4 milhões de viagens, um aumento de mais de 20 por cento, comparativamente ao mesmo período de 2011, mas, ainda assim, distante das 3,6 milhões de viagens realizadas nos primeiros três meses de 2009.

De acordo com o estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE), que analisou a procura turística dos residentes portugueses, a principal conclusão tem a ver com o tipo de alojamento utilizado: da totalidade dos viajantes, 76,2 por cento optaram por um alojamento particular gratuito.

Os dois principais motivos das deslocações deveram-se a “visitas a familiares e amigos”, que representou cerca de 52,6 por cento das viagens realizadas, e a “lazer, recreio ou férias”, que motivou 30 por cento dos viajantes. Estas duas razões totalizaram, no primeiro trimestre do ano, cerca de 85 por cento das viagens.

As deslocações em território nacional (89,4 por cento) continuam a representar a quase totalidade das viagens: das 3,4 milhões de viagens realizadas, somente 360 mil tiveram como destino outro país que não Portugal.

Relativamente aos meios de transporte utilizados, o carro continua a ser a preferência de 80,2 por cento das pessoas que viajam. O meio aéreo foi a opção de apenas nove por cento dos viajantes.

O estudo do INE revela ainda que a duração média de cada viagem foi de três noites, que a internet, em 42,6 por cento dos casos, foi o meio escolhido para organizar as deslocações e que março foi o mês que registou o maior número de turistas.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias