Categorias: Nas NotíciasPaís

Polícias de Lisboa querem horário de oito horas para todos os operacionais

Cerca de meia centena de polícias concentraram-se hoje em frente ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis), em Moscavide, para reivindicar um horário de trabalho de oito horas diárias para os elementos da patrulha apeada.

A concentração foi convocada pela Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), que há mais de um ano exige junto do Cometlis que os polícias que fazem o patrulhamento a pé tenham um horário idêntico aos elementos da patrulha auto, como acontece em outros comandos da Polícia de Segurança Pública.

“Os polícias que desempenham as funções de patrulha apeada esperam que o comando de Lisboa decida por um horário de oito horas, tal como os colegas que desempenham a função de patrulha auto”, disse à agência Lusa Rui Coelho, dirigente da ASPP de Lisboa.

Segundo o sindicalista, os elementos da patrulha apeada trabalham seis horas por dia e “só têm direito a um fim de semana completo de dois em dois meses”, totalizando cinco num ano.

“Aqueles que trabalham oito horas têm um fim de semana completo por mês e fazem precisamente as mesmas funções, a única coisa que difere é que uns andam a pé e outros de carro”, frisou.

Rui Coelho afirmou ainda que esta diferença de horários decorre de um despacho de 2012 em que ficou estipulado que as funções de patrulha apeada têm o horário de seis horas por mês.

No entanto, esta situação já foi alterada nos comandos de Coimbra, Viseu, Leiria, Évora, Faro e Setúbal, existindo “um silêncio” em Lisboa.

Segundo a ASPP, os polícias “não querem fazer menos ou mais horas”, reclamam “apenas um horário idêntico” para todos os operacionais que fazem patrulhamento.

No final da concentração, os polícias entregaram no Cometlis um documento a reivindicar a aplicação de um horário de oito horas para a patrulha apeada para garantir “um melhor bem-estar dos polícias”, “facilitar e melhorar a gestão operacional dos meios humanos” e um fim de semana por mês”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: homePolícias

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias