Polémica da Raríssimas afugentou os mecenas

A Raríssimas atravessa uma situação financeira “muito grave”. Sem citar valores, a nova presidente revela que a polémica afugentou os mecenas. “Só se fala de Paula Brito e Costa”, lamentou Sónia Margarida Laygue.

Em conferência de imprensa, a nova responsável da associação fez um apelo dramático à sociedade, garantindo que a Raríssimas está “numa situação muito delicada”.

“Precisamos da ajuda de todos para salvar a Raríssimas e as pessoas que contam verdadeiramente são as pessoas raras que enriquecem o nosso dia a dia e nos mostram os nossos próprios limites enquanto seres humanos e enquanto sociedade”, afirmou Sónia Margarida Laygue.

A culpa, apontou, é da direção anterior, liderada por Paula Brito e Costa, arguida por recebimento indevido de vantagem, peculato e falsificação de documento.

“A situação da Raríssimas é grave e muito maior do que qualquer pessoa, direção ou presidente. Quase só se fala de Paula Brito e Costa e Margarida Laygue, que não têm nenhuma importância, quando comparada com a nossa causa”, insistiu.

A presidente salientou a quebra acentuada dos donativos dos mecenas, revelou que a associação está a negociar as dívidas com os fornecedores e garantiu que os salários estão a ser pagos.

Para ‘esticar’ os escassos recursos, a Raríssiams já efetuou vários cortes, incluindo uma viatura com “um custo não aceitável”, e travou alguns aumentos salariais.

“As contas bancárias já estão sob a nossa responsabilidade, as condições de pagamento a fornecedores já foram negociadas para nos dar tempo para agir e angariar dinheiro, já conseguimos regularizar algumas situações contratuais com alguns colaboradores e custos que consideramos não serem aceitáveis e sustentáveis para uma associação sem fins lucrativos estão a ser cortados”, complementou.

Cumprido o primeiro mês da nova direção, Sónia Margarida Laygue deixou uma promessa: “Vamos atuar com total rastreabilidade, transparência e responsabilidade em relação aos nossos gastos”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: homeRaríssimas

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias