Categorias: CulturaNas Notícias

Pintora Vieira da Silva vai ter “exposição imersiva” com 35 obras em Lisboa

Uma exposição em suporte digital com 35 obras da pintora Maria Helena Vieira da Silva, que pretende proporcionar uma experiência imersiva aos espetadores, vai ser inaugurada em junho, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Trata-se da 9.ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo”, que irá homenagear Vieira Silva (1908-1992), uma das mais importantes pintoras portuguesas, com uma exposição na praça central do centro de 26 de junho a 26 de agosto, segundo a organização.

De acordo com os responsáveis pelo projeto do Centro Comercial Colombo, em parceria com a Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva – cujo museu celebra 25 anos ao longo de 2019 -, as obras da pintora vão ser alvo de animações, efeitos imersivos e desconstruções para aproximar os visitantes às obras da pintora.

O projeto digital está a cargo dos Óskar & Gaspar, um coletivo de profissionais portugueses de artes visuais e multimédia, especializado nas áreas de mapeamento de vídeo, projeção 3D e design de palco.

O projeto de arquitetura será da responsabilidade da plataforma multidisciplinar KWY.studio, um coletivo que trabalha numa lógica colaborativa entre várias disciplinas, como é o caso desta iniciativa.

Mais conhecida pela pintura, Maria Helena Vieira da Silva teve um percurso artístico que também passou arte pública, trabalhos de cenografia, tapeçaria, vitral e ilustração.

Em 2013, a União Astronómica Internacional homenageou a artista plástica ao dar o seu nome a uma cratera em Mercúrio.

A iniciativa “A Arte chegou ao Colombo” foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool”, da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015).

A praça central do Colombo recebeu ainda a exposição de fotografia Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, que recebeu 224.500 visitantes, em três meses, e no ano passado, foi a vez de “Roy Lichtenstein e a Pop Art”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias