Nas Notícias

Pinheiro Bombeiro está de volta e ganha âmbito nacional

A startup Rnters lança hoje a 2.ª edição de #PinheiroBombeiro, a iniciativa que permite alugar pinheiros verdadeiros no Natal e, assim, ajudar os bombeiros portugueses. Em 2018, a iniciativa estende-se a todo o País, havendo pontos de recolha em Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Faro. A par disso, quem quiser ter uma árvore de Natal verdadeira pode, ainda, optar pela entrega ao domicílio do seu #PinheiroBombeiro.

Para ter um #PinheiroBombeiro basta aceder ao site oficial da iniciativa e alugá-lo por 17,5 euros ou 25 euros, dependendo do montante que se desejar doar à causa.

Além do caráter solidário das doações, há ainda uma vertente sustentável e ambiental, uma vez que os pinheiros devolvidos depois das festividades são reaproveitados e transformados em biomassa, um recurso renovável de geração de energia.

Depois do sucesso da edição de 2017 – que aconteceu apenas na cidade de Lisboa, no Hub Criativo do Beato –, este ano a iniciativa junta um segundo ponto de devolução na capital: o Vodafone Power Lab, em Entrecampos, incubadora de startups da Vodafone Portugal que apoia a Rnters desde a sua formação.

A par dos pinheiros, cujo corte é obrigatório para limpeza de terrenos, este ano também vai ser possível alugar enfeites de Natal.

Trata-se de um conjunto de formas natalícias, tais como pinheiros, renas, estrelas, bolas, corações e flocos de neve, produzidas em madeira sustentável ou cortiça. Estes enfeites podem ser diretamente aplicados na árvore ou coloridos e personalizados em cada casa.

No ano passado, foram alugados perto de 1500 pinheiros, angariando-se mais de 17 mil euros. O valor serviu para equipar os todos os bombeiros do distrito de Leiria com máscaras de combate aos incêndios.

A iniciativa, que contribui ainda para a limpeza de terrenos de forma a prevenir incêndios, que reutiliza recursos naturais e que promove a solidariedade nacional, é promovida pela Rnters, uma startup que desenvolveu uma plataforma online de aluguer e rentabilização de qualquer artigo.

Criada por três amigos – Guilherme Guerra, responsável pela estratégia e relação com o Cliente; Francisco Bento, responsável pelo produto e análise de dados; e João Loff, engenheiro de software –, a Rnters faz parte do Vodafone Power Lab, e foi uma das startups finalistas da edição do ano passado da competição de empreendedorismo promovida pela Vodafone e pela Ericsson, o Big Smart Cities.

Veja o vídeo.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 24 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

1 em cada 5 raparigas disposta a sacrificar até 5 anos de vida para atingir ideal de beleza

Dados de um estudo revelam ainda que 8 em cada 10 mulheres sente ansiedade por…

há % dias

Estética e prevenção são as razões mais populares para procurar um médico dentista

Atualmente, os pacientes procuram um médico dentista com o objetivo de realizar tratamentos preventivos, estéticos…

há % dias

Algarve perde 15 milhões de metros cúbicos de água nas redes de abastecimento

Metade dos concelhos algarvios registou perdas elevadas. Lagoa, Lagos, Silves, São Brás de Alportel, Loulé e…

há % dias

Veterinários partilham conselhos para proteger cães e gatos do calor

Com o aproximar do período de verão e dos meses mais quentes do ano é…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias