Nas Notícias

Piloto ferida no GP Macau operada com sucesso à coluna vertebral

A jovem piloto alemã que sofreu um acidente aparatoso no domingo durante a prova de Fórmula 3 no Grande Prémio de Macau foi hoje submetida a uma cirurgia de fusão à coluna vertebral com sucesso, informou a equipa médica.

Sophia Flörsch, de apenas 17 anos, é uma das cinco pessoas que continuam hospitalizadas no Hospital São Januário em Macau, na sequência de vários acidentes que ocorreram no Grande Prémio, que decorreu de quinta-feira a domingo, informou a equipa médica do hospital durante uma conferência de imprensa.

A jovem piloto, que fazia a sua estreia no Grande Prémio de Macau, despistou-se na terceira das 15 voltas da prova e embateu no carro do japonês Sho Tsuboi, ultrapassando os ‘rails’ de proteção na abordagem à curva do Hotel Lisboa.

Sophia Flörsch esteve no bloco operatório do Hospital São Januário a ser operada desde as 10:00 (02:00 em Lisboa), durante cerca de seis horas.

“Como a paciente é muito jovem, a operação cirúrgica foi feita com muita atenção”, sendo que “a operação foi bem-sucedida e os procedimentos foram favoráveis”, informou o chefe do serviço de ortopedia do hospital, Lau Wai Lit.

A jovem sofreu várias fraturas na vértebra, com compressão no sistema nervoso central, e após a operação passou nos testes de sensibilidade em todas as partes do corpo.

“Temos confiança que não vai afetar a sua mobilidade no futuro” e “acreditamos que poderá correr outra vez”, disse um dos médicos, sublinhando que o prognóstico ainda é reservado. Só quando estiver estável é que regressa para o país (…) vamos monitorizar o seu estado durante pelo menos mais duas semanas”, informaram.

O japonês Sho Tsuboi, piloto japonês que esteve envolvido no acidente, recebeu alta médica no próprio dia.

Além de Sophia Flörsch encontram-se ainda mais quatro pessoas hospitalizadas: dois pilotos de motos britânicos, um comissário de pista e um fotojornalista. O comissário e o fotojornalista encontram-se em observação e deverão receber alta dentro de uma semana.

O piloto de motos que sofreu um acidente nos treinos livres da corrida de motos do Grande Prémio sofreu uma fratura na vértebra lombar e está a recuperar bem.

Durante a prova no sábado de motos do Grande Prémio de Macau, ganha pelo britânico Peter Hickman, aconteceu um despiste, envolvendo dois pilotos britânicos.

Um dos pilotos, disse a equipa médica sem especificar a sua identidade, uma sofreu uma fratura no pescoço, vértebra torácica e deslocou o ombro esquerdo. No domingo foi realizada uma cirurgia que durou cerca de sete horas, e o “estado de saúde é estável”.

A corrida, disputada no icónico Circuito da Guia, traçado citadino de 6,12 quilómetros e considerado um dos mais perigosos do mundo.

“Esta é uma prova reconhecida pela FIA, e em que todas as medidas de segurança seguem as orientações de segurança daquela entidade e da Subcomissão Desportiva”, disse o secretário para os Assuntos Sociais e Cultura e presidente da Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau, Alexis Tam.

O Grande Prémio de Macau inclui três corridas de carros – as taças do mundo de Fórmula 3, GT e de carros de turismo (WTCR) -, bem como a 52.ª edição do Grande Prémio de motos, além da taça de carros de turismo de Macau e a taça da Grande Baía.

No próximo ano o evento volta ao território entre os dias 14 e 17 de novembro.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 17 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 17 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias