Categorias: Nas Notícias

Peregrinação a Fátima no 13 de maio: Mais de 35 mil peregrinos nas ruas movidos pela fé

A peregrinação do 13 de maio levará ao Santuário de Fátima mais de 35 mil pessoas, que estão a terminar (ou já o fizeram) o percurso rumo à Cova da Iria. Os peregrinos são oriundos de 24 países, entre os quais Portugal.

Em vésperas da peregrinação maior a Fátima, mais de cem grupos de peregrinos, oriundos de 24 países, incluindo Portugal, “anunciaram junto do Serviço de Peregrinos do Santuário a intenção de participarem nas celebrações da manhã de 13 de maio”.

Segundo informação oficial à imprensa, os países mais representados são Portugal, Itália, Alemanha, Polónia. Relativamente aos peregrinos portugueses, nota-se uma maior organização nesta peregrinação. São esperados 35 mil neste ato de fé.

Os peregrinos “vêm de todo o país e já não só do norte, de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muitos grupos são de centenas de pessoas”, pode ler-se numa nova do Santuário, citada pela Agência Ecclesia.

Manuel Antunes, diretor do Serviço de Associações do Santuário de Fátima, destaca este aumento da segurança dos peregrinos e dá ênfase a um maior esforço das autoridades no sentido de evitar acidentes.

“De ano para ano, tem melhorado muito o trabalho da GNR, uma presença que entendemos muito importante”, afirma Manuel Antunes.

Nestas celebrações do 97.º aniversário das Aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo uma operação de segurança, que arrancou no passado dia 5 e se prolonga até 13 de maio.

O objetivo é “garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e celebrações religiosas no Santuário de Fátima”.

“A operação tem em vista contribuir para a diminuição da sinistralidade envolvendo os peregrinos que, muitas vezes, efetuam o percurso em grupos numerosos, circulando em vias com tráfego intenso e com bermas estreitas ou com ausência das mesmas, aumentando assim o risco de atropelamento”, realça a GNR no seu site.

O policiamento daquela autoridade tem privilegiado a segurança nas vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes ao santuário.

“Os militares integram as tarefas de aconselhamento aos peões, no âmbito da semana mundial da segurança rodoviária, procedendo à distribuição de material informativo cedido pelos promotores dessa iniciativa”, informa a GNR.

Numa segunda fase, a operação visa garantir a segurança das celebrações no Santuário de Fátima, com encerramento das ruas, por motivos de segurança.

A peregrinação de 2014 apresenta como tema ‘Mãe do amor misericordioso’. Termina na terça-feira, 13 de maio, às 10h00, com as cerimónias da Eucaristia, da bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias

6 de maio, nasce Sigmund Freud, o pai da Psicanálise

Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856. Foi um…

há % dias

5 de maio, nasce o Conselho da Europa, pilar dos Direitos Humanos

O Conselho da Europa é a mais antiga instituição europeia em funcionamento. Nasceu a 5…

há % dias

4 de maio, Margaret Thatcher torna-se na primeira líder do governo britânico

Margaret Thatcher foi eleita a 4 de maio de 1979, tornando-se na primeira mulher chefe…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias