Nas Notícias

PCP aponta aumentos salariais a Marcelo para que deixe de ter “vergonha da pobreza”

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, reiterou hoje a defesa dos aumentos salariais generalizados, sugerindo aquela medida ao Presidente da República e ao Governo para que Marcelo Rebelo de Sousa deixe de ter “vergonha da pobreza”.

“Ouvi, recentemente, o Presidente da República dizer que tinha vergonha da pobreza. Pois, para deixarmos de ter vergonha, temos uma boa solução: valorizar os salários para que eles deixem de ser pobres”, afirmou, enquanto cumprimentou e foi saudado por participantes na manifestação de trabalhadores, convocada pela Interjovem/CGTP-IN, em Lisboa.

O secretário-geral do PCP sublinhou que “a pobreza em Portugal atinge não só aqueles que já estão em situação de miséria extrema, mas pessoas que trabalham e, no entanto, empobrecem, tendo em conta esse valor baixo dos salários”, citando relatórios e documentos nacionais e internacionais de várias instituições onde tal situação é demonstrada.

“[O Governo] pode estar atento, mas o que era necessário, no essencial, era medidas positivas no plano legislativo, designadamente um princípio que o PCP defende: para cada posto de trabalho permanente um contrato de trabalho efetivo”, exemplificou Jerónimo de Sousa.

Para o líder comunista o executivo socialista devia “dar a força do exemplo” na administração pública, relativamente à precariedade, em vez de “incentivar o setor privado” a praticar o mesmo, e adotar formas de “combater muitos abusos” no mundo laboral e a degradação de outros direitos.

Jerónimo de Sousa enalteceu ainda a participação de milhares de jovens na manifestação – do Cais do Sodré até à Assembleia da República -, que “derrotam a tese de que não querem saber” e reclamam “querer o direito a terem direitos” contra “o trabalho temporário, à hora, à peça, sem saberem o dia de amanhã, algo dramático para as suas vidas e famílias”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 21 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 21 de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias

17 de maio, Dia Internacional Contra a Homofobia

O Dia Internacional Contra a Homofobia assinala-se hoje, a 17 de maio, data em que, em…

há % dias